Salix Alba – Para Que Serve?

O Salgueiro Branco (Salix alba) se caracteriza por seu tamanho, pode chegar a medir 30 metros de altura e possui flores de coloração mais clara em comparação com outros salgueiros, de onde vem seu nome. A origem dessa planta é a América do Norte, Ásia e Europa.

Tem se destacado na medicina popular devido as suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antipiréticas (relativas a baixar febre), antirreumáticas entre outras. Continue lendo e descubra para que a Salix alba serve e pode ajudar a melhorar a sua saúde.

Salix alba: Para Que Serve o Salgueiro Branco?

 O Salgueiro Branco possui uma grande variedade de propriedades medicinais que vamos explicar com mais detalhes abaixo.

Propriedade Analgésica

 A primeira propriedade medicinal reconhecida do Salix alba, a planta possui em sua composição uma substância chamada salicina que em 1800 foi isolada e transformada no ácido acetilsalicílico que é o princípio ativo da Aspirina. Essa substância contribui para o efeito de alívio de dores leves a moderadas. Por isso é bastante utilizado para dores de cabeça, de garganta, de dente e nas articulações.

Propriedade Anti-Inflamatória

 Dentre as propriedades medicinais reconhecidas da Salix alba está também o seu poder anti-inflamatório que a torna uma grande aliada do combate de inflamações das vias respiratórias e também da artrite e das juntas.

Árvores Salix Alba

Árvores Salix Alba

Propriedade Antipirética

 A casca do Salix alba é utilizada há muito tempo pelo ser humano como uma forma de baixar a febre. Quando há algum tipo de infecção em nosso organismo é natural que a febre se manifeste como um sinal de alerta. A redução da febre é uma forma de ajudar o organismo a se restabelecer combatendo o que está lhe fazendo mal com mais efetividade.

Uso na TPM (Tensão Pré-Menstrual)

Algumas mulheres sofrem com a ação dos hormônios no período pré-menstrual, o chá feito a partir da casca do salgueiro branco contribui para regular a ação hormonal tornando menor a oscilação de humor. Devido as suas propriedades analgésicas também é utilizado como aliado no combate as cólicas menstruais.

Combate aos Sinais do Tempo

Por fim não poderíamos deixar de citar as propriedades benéficas para a aparência e saúde da pele que o Salgueiro Branco possui. Com uma grande quantidade de antioxidantes essa planta pode ser usada topicamente ou por meio de chá para deixar a pele com aspecto mais jovem.

Rugas e demais marcas da passagem do tempo são suavizadas ou até mesmo evitadas com o auxílio da Salix alba. A casca do Salgueiro Branco pode ainda ajudar a reduzir o inchaço de picadas de insetos, alergias entre outros.

Como Fazer o Chá de Salix alba?

Confira como fazer o chá de Salix alba.

Ingredientes do Chá de Casca do Salgueiro Branco

  • 1 colher de sopa de cascas de salgueiro branco previamente cortadas
  • 1 xícara de água
Folha do Salgueiro Branco

Folha do Salgueiro Branco

Como Fazer?

Adicione a água numa panela e leve ao fogo, em seguida coloque as cascas do salgueiro branco, aguarde até que inicie o processo de fervura. Fique atento para saber quando será iniciado o processo de fervura, deixe por mais 10 minutos e então desligue. Tampe e aguarde até que esfrie, coe e então beba.

Contraindicações da Salix alba

É importante destacar que o salgueiro branco possui algumas contraindicações que devem ser respeitadas para o seu bem-estar, verifique quais são elas.

Gestantes e Lactantes

 Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem utilizar a Salix alba.

Alergia a Aspirina

 Quem tem alergia a Aspirina não deve utilizar o salgueiro branco, pois possui o mesmo princípio ativo do medicamento. Mesmo que você não tenha sido diagnosticado como alérgico a Aspirina é interessante ficar atento se você for diabético, hipertenso, asmático ou apresentar hipoprotrombinemia (deficiência de proteína que age na coagulação sanguínea).

Atenção a Problemas Gastrointestinais e de Coagulação

 Quem apresentar algum tipo de problema gastrointestinal como colite ulcerosa, refluxo, gastrite, úlceras entre outros não deve fazer uso do salgueiro branco. Indivíduos que utilizem medicamentos antiagregantes não devem fazer uso dessa planta. Pelo menos duas semanas antes de realizar uma cirurgia de qualquer natureza é essencial interromper o uso da Salix alba haja vista que ela desacelera o coágulo sanguíneo.

Doença Renal

 Se você tem algum tipo de problema nos rins não deve utilizar a Salix alba, ela pode reduzir o fluxo de sangue no órgão comprometendo o seu bom funcionamento.

Salix Alba, Também Conhecida Como Salgueiro Branco

Salix Alba, Também Conhecida Como Salgueiro Branco

Crianças de 0 a 12 Anos

 O salgueiro branco não deve ser utilizado por crianças entre 0 e 12 anos por ter princípios ativos muito intensos, em alguns casos as crianças podem desenvolver a síndrome de Reye que se caracteriza por inflamação no cérebro e acúmulo de gordura no fígado. Tem casos em que pode se tornar uma condição fatal.

Converse com seu médico antes de começar a fazer uso de qualquer medicamento natural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *