Plantação De Carvalho No Brasil

É inegável dizer que o Brasil é um país bastante privilegiado, se comparado aos outros países do planeta. Embora ele seja considerado um país emergente, por não cumprir com alguns requisitos sociais e econômicos, ele é hoje uma das poucas nações que ainda tem um futuro próspero pela frente. Isso se dá por conta do grande território do país, que chega a ser considerado como um país continental, fora a grande presença de água doce, recurso esse que está ficando cada vez mais escasso no planeta. Além disso, por conta de sua grande extensão territorial, a indústria é cada vez mais chamada a se instalar em vários locais do Brasil que têm potencial de virar um centro comercial, fazendo com que a economia na região comece a girar.

Entretanto, o país é considerado como um dos mais corruptos de todo o mundo, sendo que diversos tipos de medidas foram tomados para evitar que esse mal se alastrasse ainda mais pelo já caótico sistema político do país. Uma dessas medidas foi a Lei da Ficha Limpa, onde os políticos que forem condenados por algum crime de corrupção não pudessem se candidatar para algum cargo público.

Embora isso manche um pouco a reputação do país, o fato é que o país é um dos mais importantes no cenário mundial, e a Amazônia é um desses motivos: é a maior floresta tropical do planeta, sendo que, por muitos anos, foi considerada como o “pulmão” do planeta.

É nítido o gosto das pessoas por plantas e árvores, principalmente para ornamentação e, também, para prover sombra e alimentos. E, uma das espécies mais comuns de árvores que está presente no país é o carvalho, muito utilizado para fins decorativos e econômicos, também.

O Carvalho

O carvalho nada mais é do que uma nomenclatura que é comum a mais de seiscentas espécies arbóreas dos gêneros Quercus. Tal gênero tem como região originária a parte norte do globo terrestre, estando presente tanto na Ásia quanto em grande parte da América.

A madeira do carvalho é bastante conhecida por ser muito dura, mas maleável o suficiente para ser utilizada como madeira própria para trabalhos que envolvam a carpintaria. Como muitas árvores, o carvalho dá frutos, sendo esse fruto chamado de bolota, sendo que, a partir dessa bolota, é possível plantá-la para originar um novo carvalho.

Um exemplo de carvalho é o “carvalho roble”, também conhecido por “carvalho alvarinho”. É bastante encontrado na Europa e na América do Norte, sendo que sua altura pode chegar de 20 a 40 metros. O tempo de vida de um carvalho desse tipo também é bem alta: pode chegar a 500 e ultrapassar os 1000 anos facilmente. Possui copa bastante redonda, com um tronco robusto e alto, com folhas caducas pequenas que ficam com uma coloração castanha com a chegada do outono. Diferente de outras árvores, a folha do carvalho permanece nos galhos até a chegada do inverno, quando cai.

Apesar de ser uma árvore com uma presença maciça de folhas, as flores demoram muito, mas muito tempo para aparecerem: estima-se que o carvalho só começa a floração quando este completa a idade de “apenas” 80 anos, ou seja, quase uma vida humana inteira para começar a brotar flores.

As características de ordem ecológicas do carvalho alvarinho são muitas, como a fácil adaptação dessa árvore a ambientes úmidos, apresentando uma ótima resistência ao frio. Os terrenos mais preferidos pela planta são os argilosos, siliciosos, que sejam frescos, úmidos e tenham muitos nutrientes.

No Brasil, o carvalho é uma das espécies de arvores mais comuns, sendo que a espécie mais comum é o carvalho branco. São comumente encontrados em praças e bosques, sendo que a sua madeira é, assim como a maioria das espécies de carvalho, bastante resistente, mas maleável, o que é um prato cheio para os carpinteiros.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *