Mudas de Maple Canadense

O símbolo mais poderoso do Canadá com certeza é a folha de Maple (Acer saccharum) que está em tudo desde a bandeira da nação até roupas e objetos decorativos. Muitos turistas sonham em visitar o país durante o outono para assistir ao verdadeiro espetáculo de cores promovido pelas folhas dessa planta que adquirem um tom que fica entre o amarelo brilhante passando pelo laranja fluorescente chegando ao vermelho vivo.

Embora seja uma planta que exige uma série de cuidados pode ser cultivada em climas menos favorecidos pelo frio. A seguir vamos dar dicas de cultivo para quem encontrou mudas de Maple canadense e tem o desejo vê-las crescer com saúde e altivez.

Conhecendo a Acer saccharum

Conhecida com o nome popular de Bordo de Açúcar (porque sua fotossíntese produz açúcar), a Acer saccharum, é uma árvore maple nativa das florestas de madeira do Canadá se estendo para parte do território dos Estados Unidos. O destaque dessa planta fica por conta de suas folhas que possuem um formato bem peculiar e por mudarem de cor durante o outono. A folhagem é a fonte de matéria-prima para o fabrico de xarope de bordo.

A História da Maple Canadense

Essa história teve início com os assentamentos chamados de Nova França que se estabeleceram ao longo do rio Saint Lawrence no século 18. A primeira menção dessa folha como símbolo do Canadá se deu através do primeiro prefeito de Montreal – Jacques Viger – que disse ser o Acer saccharum o rei das florestas canadenses e representante do povo desse país.

Ontário adotou como símbolo uma folha de maple dourada enquanto Quebec escolheu a cor verde. A composição “The Maple Leaf Forever” (A Folha de Maple Para Sempre) de Alexander Muir se tornou uma espécie de hino extraoficial da nação. A folha se tornou um símbolo aplicado a moedas canadenses, uniformes das forças expedicionárias entre outros. Embora seja uma história antiga foi somente em 1965 que a folha de maple foi oficialmente reconhecida como símbolo canadense. A folha que está na bandeira tem 11 pontas.

Características Principais

Folhas

Quando essa árvore tem boa saúde pode viver até 400 anos podendo chegar até 45 metros. Suas folhas são do tipo decíduas e medem até 20 centímetros contando com 5 lóbulos palmados. Conforme se aproxima do momento de queda essas folhas têm a sua cor modificada. Em alguns exemplares de Maple Canadense é possível observar todas as variações de cores das folhas ao mesmo tempo.

Flores

Os bordos de açúcar costumam começar a florescer no período entre 10 e 15 anos de idade. Suas flores ficam reunidas em panículas e tem uma coloração que fica entre o verde e o amarelo. O período de floração acontece durante a primavera.

Frutos

Essa árvore também possui frutas na forma de samaras que são sementes com forma alada. Durante o outono as sementes dessa árvore caem e somente germinam se ficarem expostas a temperaturas abaixo de -18° para que possam ser quebradas. O período de germinação é extenso sendo que até o inverno nada acontece.

Cultivo a Partir de Mudas

O cultivo da Acer saccharum pode ser feito através de mudas, elas devem ter cerca de 40 centímetros e utilizar o método da estaquia. Pode levar até dois anos para começar a produzir. Lembrando que o clima brasileiro não é o mais adequado para uma árvore que precisa entrar em período de dormência incitado pelo inverno e suas temperaturas negativas.

Produção de Xarope de Bordo

Parte da importância da Acer saccharum se deve ao fato dela ser a principal fonte de seiva para o fabrico de xarope de bordo. O processo consiste em introduzir na árvore – que deve ter pelo menos 40 anos – uma espécie de torneira através de uma perfuração do floema para que sua seiva possa ser extraída.

A seiva que foi retirada da maple é então fervida para que seja eliminada a água e fique apenas o xarope. Para conseguir produzir apenas 1 litro de xarope de bordo é necessário ter 40 litros de seiva de maple canadense, isso justifica o seu preço elevado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *