Eritrina Vermelha Anã

Espécie e Família

A Eritrina vermelha anã é uma espécie vegetal muito cobiçada por colecionadores de plantas ornamentais. Esta planta pertence à família Fabaceae e seu nome científico é Erythrina herbácea. Possui nomes populares como eritrina vermelha anã ou também feijão-coral. O seu nome é originário do latim, Erythros significa vermelho, indicando a coloração de suas flores.

No Brasil existem outras espécies de eritrina, são elas Erythrinaspeciosa, Erythrinafalcata, Erythrina verna, Erythrina velutina, Erythrina indica picta, Erythrina mulungu, existem mais de 108 espécies de árvores que pertencem a esse mesmo gênero. Possuem nomes populares como mulungu, corticeira, suína, eritrina, crista de galo. Estas espécies possuem um porte maior, árvores que variam de 5 a 20 metros de altura.

Distribuição Geográfica Eritrina Vermelha Anã

Este espécie específica, pode ser encontrada na área que compreende a Flórida (região sul), Carolina do sul , México (nordeste do país) e Texas (área oeste). No estado da Flórida sua presença é perceptível nas matas da costa, bordas de florestas e é muito comum brotar em pedaços de madeira.

Características

É um arbusto de pequeno porte, seu tamanho pode variar de 90 centímetros até 1,5 metros de altura. Sua estrutura é muito escassa em ramificação, sendo que possui espinhos ao longo de seus galhos.

É caducifólia, ou seja, nas épocas de inverno suas folhas caem isso pode ser entendido como um mecanismo de defesa da planta. Com a queda do corpo folicular do vegetal, este nãoestará sujeito a perca de água pelo processo de respiração.

No que diz respeito ao desenvolvimento da planta, a inflorescência surge na estação do final do inverno e podem alcançar cerca de 20 centímetros em seu tamanho. Suas flores tem um formato de um bico alongado, acompanhado de cores fortes e vibrantes.

Seus frutos são tipo vagens, alongadas e em formato cilíndrico, em seu interior há sementes avermelhadas. Estas possuem manchas escuras e tóxicas. As sementes são o meio de propagação da planta, não havendo nenhum mecanismo mais complexo.

Clima e Solo Favorável

O meio mais indicado para o cultivo é um solo mais arenoso enriquecido com matéria orgânica, são plantas com características parecidas com plantas como cacto e suculentas. É indicado o plantio em vasos e jardins com solo mais rochoso. É indicado o plantio em locais com exposição direta do sol, ou locais com muita iluminação.

Curiosidades deDemais Espécies de Erithrina

  • Como característica geral dessas plantas é quanto a sua fixação de nitrogênio no solo, são plantas que fixam muito nitrogênio no solo.
  • É árvore-símbolo da Embrapa de Agroecologia, já que possui muitas aplicações relacionadas à agroecologia. 
  • Sua madeira não possui tanta durabilidade, é clara e leve, é utilizada para produção de palitos de dente, fósforo, estojo, tamancos, caixões além de ser utilizada na produção de celulose e de papel.
  • É altamente utilizada para decoração, jardinagem e paisagismo ornamental pelas flores que apresentam cores fortes e impactantes que proporcionam tonalidades de destaque ao ambiente.
  • Tais espécies de árvores produzem substâncias alcaloides, que na cultura indígena é usado como entorpecedor na hora da pesca de peixes.
  • Quanto ao uso medicinal, sua semente e casca são utilizadas para combater sintomas de estresse e ansiedade. Também auxiliam nas infecções bucais e para tosse. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *