Conheça Árvores e Plantas de Pequeno Porte Para Paisagismo em Casa

Na maioria das vezes, ter plantas em casa traz um astral bom para o ambiente. Elas deixam a casa, ou o apartamento, com um ar mais aconchegante, possuem funções térmicas importantes – uma vez que refrescam o espaço, e deixam o ambiente bonito. Daí vem o paisagismo.

Pode ser considerado uma arte, uma técnica especial para planejar e organizar espaços aproveitando melhor suas funcionalidades, principalmente o bem-estar de quem os utiliza. Geralmente, une áreas interdisciplinares como ecologia, botânica, arquitetura e clima pois busca revitalizar um espaço urbano ou doméstico. Em alguns casos, a área planejada se torna um ícone de beleza, como é o caso de Nova Déli, na Índia, e do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte/Minas Gerais. Ambos são espaços planejados, mas que ganharam ares incrivelmente naturais e históricos.

As árvores são elementos essenciais no paisagismo. No espaço urbano elas estão presentes, em maior ou menor grau, e é preciso respeitá-las durante o planejamento e organização do mesmo. No ambiente doméstico (seja casa, seja apartamento), é possível utilizá-las também. Se o espaço não for amplo, há opções de árvores de pequeno porte para a decoração.

Paisagismo em Casa

Paisagismo em Casa

A escolha pode parecer difícil, afinal como saber se as árvores escolhidas crescem muito e podem comprometer a estrutura da casa, apartamento, quintal ou calçada? Como saber se exigem muitos cuidados? Aqui vão algumas opções e dicas.

Para o Quintal:

Espécie Oiti

Para quem busca uma árvore de altura mediana, com possibilidade de formação de boa sombra, a Oiti é uma opção interessante. Ela se adapta facilmente ao solo e não tem flores. A manutenção vai exigir rega constante e, se necessário, poda regular, principalmente se você quiser dar a ela um formato especial, caso seja colocada na calçada, por exemplo. É uma espécie originária da Mata Atlântica, muito utilizada justamente para arborizar cidades. Ela pode não ter flores, mas tem frutos que ficam maduros, geralmente, entre janeiro e março. Suas folhas florescem entre junho e agosto.

Espécie Aceroleira

Imagine você ter em casa uma árvore frutífera deliciosa, fazer sucos e sorvetes enquanto se abastece de vitamina C, A e combate os oxidantes? Com a aceroleira será assim. Uma árvore adaptada para climas tropicais, que floresce, praticamente, o ano todo. Seu arbusto não é muito alto – podendo chegar a cinco metros de altura, possui um estilo rústico, com galhos que se ramificam, frutos saborosos, meio doces e azedos. A manutenção exige rega e ao podar tente ter cuidado, pois apenas uma poda de limpeza é suficiente.

Espécie Goiabeira

Mais uma árvore frutífera tropical para o seu jardim. Seu arbusto não fica extremamente alto, mas seus ganhos são bastante ramificados e precisam de poda constante, ainda mais para não exceder o quintal e invadir o espaço do vizinho. Os frutos são doces e podem ser usados para fazer geleias, compotas, sucos, doces, sorvetes, bolos, e muito mais. Fonte rica em vitamina C, é muito utilizada pela indústria alimentícia. É muito comum ir ao supermercado e encontrar potes de geleias de goiaba e goiabada, nome que se dá ao doce da fruta. Quando floresce na primavera a árvore fica ainda mais bonita.

As três árvores acima possuem raízes rasas, pouco agressivas com crescimento mais vertical, e, certamente, não vão alcançar a tubulação de água ou esgoto e se tornar um problema.

Caso tenha espaço, pode pensar em cultivar uma pequena horta para compor o jardim. Assim, tudo fica bonito e funcional, uma vez que você vai poder usufruir dos frutos e folhas das plantas, seja para fazer sucos, chás ou cozinhar.

Agora Vamos a Algumas Opções de Plantas Para o Interior da Casa ou Apartamento:

Samambaia

Essa é bem clássica, adaptável a qualquer ambiente, dando um toque bem caseiro e simples. O ideal é deixá-la em um local mais alto (ou suspensa), porque suas folhas costumam ficar bem volumosas e caídas.  O sol forte queima suas folhas, então o ideal é coloca-la próxima da janela, mas em um espaço com sombra.  Use um borrifador para regar, assim ela não ficará encharcada.

Lança ou Espada de São Jorge

É da família das suculentas, veio da África e por suas características esculturais e rústicas, dá um toque de personalidade ao ambiente. Elas crescem na vertical e, às vezes, podem entrelaçar-se uma nas outras. Podem ser colocadas em vasos ou plantadas direto na terra. Geralmente, elas sobrevivem bem a estiagens, por isso podem ser boas opções para colocar em apartamentos e para quem não tem muito tempo para cuidar das plantinhas. Mesmo assim precisam de cuidados e rega farta, mas não exagere, pois não sobrevive a grande umidade.

Dinheiro em penca

Se a ideia é atrair boas vibrações, esta, sem dúvida, é uma boa opção. É considerada uma planta de pequeno porte, possui muitas folhas e caule bem ramificado. Ela, inclusive, pode ficar em um vaso suspenso, assim como a samambaia. Precisa de bastante umidade para viver, não se adapta ao sol forte e a excesso de frio. Dizem que traz sorte e dinheiro para quem a ganhar de presente. É uma planta mais delicada, então carece de cuidados.

Tem outras dicas de plantas que ornamentam bem a sua casa? Compartilha aqui com a gente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *