Como Fazer Mudas de Carvalho

Recebem o nome popular de Carvalho quase 600 espécies de árvores que fazem parte do gênero Quercus cuja família é Fagaceae. A origem desse gênero de árvores é o Hemisfério Norte sendo que são incluídas nele espécies perenes e caducas. Sua distribuição se dá desde a Ásia até a América. Uma das características mais destacadas dessa árvore é contar com madeira ao mesmo tempo dura e maleável.

Trata-se de um espécime bastante apreciado por carpinteiros e por produtores de vinho devido a qualidade dos tonéis de carvalho para envelhecimento da bebida. O Carvalho possui frutos que são chamados de Bolotas ou Landes. A seguir vamos dar dicas de como fazer mudas de Carvalho para quem deseja a presença de uma árvore imponente em seu jardim.

Como Cultivar Carvalho

Bolotas

Para começar a fazer a sua sementeira de Carvalho é necessário selecionar as Bolotas (frutos) mais adequadas para o cultivo. Os frutos mais adequados são aqueles que possuem uma coloração amarela viva. Quando o fruto apresenta coloração preta ou acinzentada indica que está morrendo não sendo indicado para o cultivo de Carvalho.

Montando os Canteiros

Tendo feito a seleção das melhores Bolotas para o cultivo você deverá estabelecer canteiros que tenham distância de 15 a 25 cm entre si. Coloque as Bolotas nos canteiros que devem ter 1 metro de comprimento. A profundidade das Bolotas deve ser de 2 a 3 cm em relação à superfície se o cultivo se der na primavera. Já no caso de cultivo no outono a profundidade deve ser de 3 a 6 cm.

Germinação

O período mínimo para que os brotos de Carvalho comecem a surgir da terra é de um mês, mas pode variar se o plantio tiver sido feito numa estação do ano mais fria. O primeiro passo da germinação dessa árvore corresponde a formação de uma raiz poderosa. Somente após a sua raiz ter se consolidado tem início o processo de crescimento do caule da árvore.

Transplante das Mudas

O melhor período para fazer o transplante das mudas de Carvalho é o começo da primavera porque o risco de danificar a raiz é bem menor. Para que o transplante seja assertivo indicamos que o corte seja feito na raiz principal da árvore guardando a distância de 15 a 20 cm do ponto em que se encontra a Bolota. Com esse cuidado se tem um sistema de raiz mais consistente.

Plantando a Muda

Para o plantio da sua muda recomendamos que seja feito um buraco em que a mesma fique em cerca de 2 a 3 cm de profundidade em relação ao solo. Para que o cultivo seja ainda mais bem-sucedido é recomendado que você use as mãos para trabalhar a terra. Tenha cuidados com as suas mudas como, por exemplo, manter a irrigação de maneira a contribuir para o nascimento de uma árvore forte e bonita.

As árvores Carvalho são imponentes e ajudam a deixar o seu jardim cheio de vida, mas somente opte pelo seu cultivo se contar com um bom espaço para tal. Lembre-se que essas árvores precisam se espaço para que possam crescer com saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *