Árvore Corticeira do Banhado

Quem observa a beleza exuberante da bela árvore corticeira do banhado talvez não tenha ideia do quanto de histórica ela carrega em alguns países da América do Sul como a Argentina. De nome científico Erythrina cristagalli L. e pertencente ao gênero Erythrina essa planta se destaca no Brasil por seu uso no paisagismo haja vista que conta com lindas flores cujas cores ficam entre o laranja e o vermelho. Dentre seus nomes populares brasileiros estão mulungu, corticeira e crista de galo.

Na Argentina essa linda flor simboliza a resistência dos índios Guaranis ao domínio dos colonizadores espanhóis conforme a lenda de Anahí e pode ser chamada popularmente de ceibo, seibo, bucaré entre outros. A flor dessa árvore também é considerada a flor nacional do Uruguai.

Conhecendo Melhor a Corticeira do Banhado

A seguir você poderá conhecer algumas das principais características dessa bela árvore que tem tanta representatividade para os povos da América do Sul.

Características Botânicas

Essa árvore pode atingir alturas entre 6 e 10 metros e seu tronco tem um visual tortuoso que lhe confere um ar exótico. Faz parte da família Fabaceae e suas folhas são do tipo compostas com folíolos glabros cujas margens são inteiras. As flores dessa árvore tem grande valor paisagístico pelo fato de ter uma coloração diferenciada que encanta ficando entre a paleta do laranja e do vermelho. O fruto dessa árvore é do tipo vagem contando com sementes de cor cinza ou castanha.

Onde Encontrar a Corticeira do Banhado

Embora essa árvore seja nativa do Brasil pode ser encontrada também na Argentina e no Uruguai. Em nosso país a espécie se concentra no Pampa do Rio Grande do Sul (onde está protegido do corte por uma lei estadual) e também em regiões de Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. Um local especial em que é possível observar árvores corticeiras do banhado é o jardim na entrada do Palácio do Itamaraty em Brasília, no Distrito Federal. O paisagista responsável por esse jardim, o grande Burle-Marx, gostava de usar em seus projetos espécies nativas.

As Mil e Uma Utilidades da Corticeira do Banhado

Algo que merece ser destacado a respeito dessa bela árvore é que ela possui inúmeras utilidades com destaque para seu apelo ornamental devido a grande quantidade de flores que possui e as suas propriedades medicinais concentradas em seus ramos e folhas, trata-se de um excelente antimicrobiano. Além disso, também é uma planta que tem uma função ecológica muito relevante servindo de abrigo para plantas epífitas e fornecendo alimento para insetos e pássaros.

Flores

O grande destaque ornamental dessa árvore está nas suas lindas flores cujas inflorescências lembram a forma de cristas de galo quando abertas. Observando a grande quantidade de tons entre o laranja e o vermelho é possível ter a impressão de estar diante de um mar de cristas.

Propagação da Corticeira do Banhado

De maneira geral a propagação dessa árvore pode ser feita através de sementes ou de estacas, no entanto, a primeira alternativa se mostra complexa de ser realizada. Essa planta produz poucas sementes e, além disso, há o período de dormência de forma que se torna complicado conseguir algo efetivamente através dessa técnica. O que se mostra mais assertivo para a propagação certamente é a retirada de miniestacas herbáceas de plantas que sejam jovens ou então de brotações laterais.

Isso porque as estacas jovens tem mais facilidade para enraizar. As dicas para ter sucesso é realizar o plantio em solo fértil e aproveitando o sol pleno. O solo deve apresentar ainda boa capacidade de reter água, as plantas tem capacidade de crescer também em ambientes alagados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *