Fauna Do Deserto

Desertos já foram considerados áreas de grande densidade vegetativa. Grande exemplo está no Saara, que há séculos atrás já foi uma grande floresta cheia de recursos naturais que ajudavam os povos do noroeste africano a sobreviver. Hoje em dia a Floresta Amazônica está diminuindo, com grandes chances de se tornar deserto, caso os níveis de degradação continuem elevados. O deserto é caracterizado por animais que precisam se adaptar a pouca incidência de água. Conheça as características das faunas do deserto.

Características Gerais Da Fauna Do Deserto

Fauna Do Deserto

Fauna Do Deserto

Quase 20% da superfície da terra são compostos por zonas desérticas. Outros planetas, como Marte, por exemplo, são feitos basicamente de desertos. No solo existe basicamente areia, que pode variar na coloração de acordo com a região. As dunas podem existir conforme o nível de erosão eólica. Podem existir solos rochosos nas paisagens, refletindo no nível de vegetação.

Os desertos possuem pouca precipitação pluviométrica e por isso têm pouco tipo de vida presente na fauna. No entanto, mesmo com baixa capacidade de sustentação, apresenta algum nível de riqueza que permanece escondida principalmente de dia, no intuito de conservar umidade. Terras consideradas baixas podem apresentar alto índice de sal.

Riquezas Naturais Do Deserto

Regiões desérticas podem apresentar depósitos de minerais considerados valiosos, como acontece na região sul do continente africano.

Fauna Do Deserto

Fauna Do Deserto

São formados pelo ambiente árido, ou mesmo pela erosão propiciada pelo vento. Existe também grande disponibilidade para depósitos de artefatos humanos ou fósseis.

Existem muitos animais presentes nos desertos pelo mundo a fora. Normalmente eles são espécies de cobras, répteis, aranhas, ou outros insetos – tipos de alimentos atraem predadores mamíferos como o Suricata.

Suricata – Um Dos Poucos Animais Diurnos Do Deserto

Animal natural nos desertos africanos que vive em bando de aproximados cinquenta indivíduos. Tem quase um metro de comprimento e se alimenta de percevejos. Suas garras afiadas permitem com que sejam cavadas covas como bastante profundidade. Conseguem inclusive ficar de pé. Para fugir dos predadores durante a noite procuram cavar túneis longos e escondidos.

Fauna Do Deserto

Fauna Do Deserto

A fauna que predomina no deserto é de animais do tipo roedor. O maior dos seres vivos possui como peculiaridade a adaptação da sobrevivência em regiões com pouca água. Parte deles somente sai das covas e tocas no período noturno, sendo que muitos podem ficar a vida inteira sem necessidade de beber água de forma direta – extraindo dos alimentos ingeridos. Há animais que se alimentam de plantas cuja composição possui nutrientes e água.

Interessante notar que alguns animais procuram se enterrar na areia durante o dia no intuito de se esconder do alto calor existente na superfície do deserto. Especialistas afirmam que a 20 centímetros abaixo da areia a temperatura pode ser reduzida para menos da metade. Alguns tipos de animais possuem apenas hábitos noturnos.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fauna

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • iaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Renan Gabriel 14 de Maio de 2013 23:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *