Fauna Brasileira em Extinção

A fauna brasileira é uma das mais ricas do mundo, contudo, tem sofrido com a grande quantidade de espécies que se encontram em situação de extinção. Nesse grupo estão animais terrestres e aquáticos, o desaparecimento de qualquer uma dessas espécies acarreta no desequilíbrio do ecossistema sendo algo bastante grave. A seguir vamos apresentar um pouco melhor as espécies da fauna brasileira que se encontram em situação de risco de extinção.

Conheça as Espécies da Fauna Brasileira em Extinção

Anfíbios

Sapo-Folha (Proceratophrys boiei)

Essa é uma espécie endêmica do Brasil que foi descrita cientificamente em 2010 e que já aparece na lista de espécies em crítica ameaça de extinção. Sua descoberta se deu na Serra do Timbó, na Bahia. Uma espécie que vem sofrendo devido ao desmatamento do seu habitat para o cultivo de banana, cacau e para a criação de pastagens.

Tartaruga-de-Couro (Dermochelys coriacea)

Essa é a maior espécie de tartaruga do planeta tendo preferência por oceanos de clima tropical e temperado. A desova regular dessa espécie se dá no litoral norte do Espírito Santo. Os motivos que tornaram essa espécie vulnerável a extinção incluem questões como o abate das fêmeas e consumo dos seus ovos, a liberação para o consumo da carne e óleo desse animal em alguns países e as características de reprodução dessa espécie.

Tartaruga-Oliva (Lepidochelys olivacea)

Essa é uma espécie de tartaruga de caráter migratória que faz a sua desova entre o norte do litoral baiano e o sul do litoral alagoano. Com a criação de projetos de conservação das espécies tem diminuído o número de fêmeas abatidas e coleta de ovos durante a sua desova. Contudo, ainda sofre com a caça ilegal, a poluição do seu habitat e a pesca acidental.

Aves

Ararajuba (Guaruba guaruba)

Conhecida também pelo nome popular de Guaruba é uma ave com tons de verde e amarelo que está presente somente na Amazônia e que se encontra sob ameaça de extinção (sua classificação é de vulnerabilidade) pelo intenso tráfico da espécie e potencial desmatamento do bioma. Como os cientistas não conhecem muito sobre os hábitos dessa ave é complicado estabelecer metodologias de conservação.

Arara Azul (Anodorhynchus hyacinthinus)

Uma das mais belas aves brasileiras pode ser avistada nos biomas do Pantanal e da Amazônia. A beleza de suas penas, que possuem grande valor no mercado internacional, é um dos motivos que a colocou nessa lista, pois tem sido amplamente caçada. Além disso, também tem sido alvo do tráfico de animais e tem perdido seu habitat pela destruição do seu bioma. Uma variação dessa espécie é a arara-azul-de-lear que está presente no nordeste da Bahia e que também se encontra ameaçada de extinção tendo menos de 250 animais em idade reprodutiva.

Saíra-Militar (Tangara cyanocephala)

Trata-se de uma ave encontrada no bioma da Mata Atlântica. A aparência dessa espécie é exuberante com cores fortes. Tem sido alvo do tráfico de animais e do desmatamento do seu habitat, está na lista de ameaçadas de extinção.

Soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni)

Espécie encontrada em área restrita da Chapada do Araripe, no Ceará, essa ave tem sofrido muito com o desmatamento motivado pelo aumento da criação de gado, cultivo de monoculturas assim como o crescimento desenfreado das áreas urbanas. Trata-se de uma espécie que é classificada como em crítica ameaça de extinção.

Udu-de-Coroa-Azul (Momotus momota)

Essa ave pode ser encontrada em biomas como Pantanal, Mata Atlântica e Amazônia. De visual multicolorido tem passado por problemas como o desmatamento do seu habitat.

Felinos

Gato-Maracajá (Leopardus wiedii)

Trata-se de uma espécie que sofreu durante décadas com a perseguição da caça com objetivo de venda da sua bela pele. Um felino imponente encontrado em biomas como Cerrado, Amazônia, Pampa, Pantanal e Pampa. O problema mais significativo que vem acarretando na vulnerabilidade dessa espécie é a destruição do seu habitat natural devido ao aumento do desmatamento.

Onça-Pintada (Panthera onca)

Espécie que aparece na lista de vulneráveis a extinção, a Onça-Pintada, é o maior felino das Américas. Era encontrada em todos os biomas brasileiros, contudo, no Pampa já foi extinta. Essa situação de vulnerabilidade se deu devido à intensa perseguição de fazendeiros que desejam proteger os seus rebanhos assim como a destruição do habitat em que a espécie mora. A pele da Onça-Pintada tem grande valor no mercado mundial, algo que ajudou a acelerar a redução de indivíduos.

Mamíferos Aquáticos

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Os nomes populares desse animal são lontra gigante e lobo do rio, algo que já nos dá uma dica a respeito da sua aparência. Os habitats em que são encontrados são Pantanal e Amazônia. Encontram-se sob ameaça de extinção devido a questões como a caça ilegal, pesca predatória e a destruição do seu habitat por meio de poluição dos rios por contaminação por mercúrio.

Baleia-Franco-do Sul (Eubalaena australis)

Uma espécie considerada em risco de extinção que pode ser encontrada no litoral do Brasil. Também chamada de Baleia-Franca-Austral essa baleia sofre com a caça e pesca predatória assim como pela poluição das águas em que vivem. Quando chega o momento de ter filhotes as mães baleias procuram locais com águas quentes e rasas para que possam dar a luz.

Mamíferos Terrestres

Cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus)

Trata-se do maior cervídeo da América do Sul tendo o Pantanal como seu principal habitat, mas também podendo ser encontrado em biomas como o Cerrado e a Amazônia. Dentre as principais ameaças que colocaram esse animal na lista de espécies vulneráveis a extinção estão a caça ilegal, desmatamento e a construção de hidrelétricas na bacia do Rio Paraná.

Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus)

O maior canídeo nativo da América do Sul, o Lobo-Guará, pode ser avistado em biomas como Cerrado, Pampas e Pantanal. O principal motivo que colocou esse animal na lista de espécies em situação de vulnerabilidade é o desmatamento do seu habitat.

Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

Pode ser encontrado em biomas como Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Sofre com o desmatamento e a realização de queimadas em regiões que estão sendo destinadas a criação de gado e plantações. Está em situação de vulnerabilidade de extinção.

Primatas

Macaco-Aranha (Ateles geoffroyi)

Um animal encontrado principalmente no bioma da Amazônia e que tem tido a sua população reduzida significativamente devido à destruição do seu habitat natural além de ser alvo de caça ilegal e tráfico. Outra espécie que entrou para a lista de ameaça de extinção é a do Macaco-Aranha-de-Cara-Preta (Ateles chamek) que tem visto o número de indivíduos ser reduzido por causa da construção de hidrelétricas assim como instalação de linhas de transmissão e rodovias.

Mico-Leão-Dourado (Leontopithecus rosalia)

Uma das espécies em mais risco de extinção dessa lista, era encontrado na Mata Atlântica, contudo, passou por décadas enfrentando o desmatamento do bioma e tráfico ilegal sendo que está quase totalmente eliminado. Atualmente, os poucos indivíduos da espécie existentes estão concentrados nas florestas do Rio de Janeiro. Tem apoio de projetos realizados nas unidades de conservação em que se encontram, algo que tende a fazer com que a situação melhore.

Muriqui-do-Norte (Brachyteles hypoxanthus)

Considerada como a maior espécie de primatas das Américas está concentrada na Mata Atlântica. Dentre as ameaças para a sua existência estão à caça ilegal e o desmatamento do bioma. Aparece na lista das espécies criticamente ameaçadas de extinção.

Uacari-Branco (Cacajao calvus)

De face vermelha esse primata é encontrado, sobretudo na Amazônia. Dentre os motivos que o colocaram nessa lista de espécies ameaçadas de extinção estão a caça e o desmatamento do seu habitat. Está em vulnerabilidade de extinção.

Mais Algumas Imagens de Animais Brasileiros em Extinção:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fauna

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • coitados dos animais ao invés de ficarem livres ficam presos em cativeiros sem liberdade os homens pegam e dizem que e pra criar e na hora so fazem maltratar

    karina lima 3 de novembro de 2013 12:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *