Curiosidades Sobre Os Suricatos

Os suricatos se tornaram muito conhecidos depois do filme “O Rei Leão” da Disney, uma animação que tinha a dupla imbatível de amigos Timão (o suricato) e Pumba (um javali). Os dois personagens cuidavam de Simba o leãozinho órfão que era abandonado na floresta ainda pequeno.

Além de ter sido personificado num personagem tão interessante os suricatos têm os seus encantos próprios. A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre essa espécie fascinante e ficar por dentro de algumas curiosidades. Aproveite para enveredar pelo mundo dos suricatos.

Os Suricatos

Os suricatos são animais mamíferos que pertencem a família dos mangustos. Em geral esses animais vivem em bandos e habitam alguns dos ambientes considerados mais inóspitos da Terra. Quem vê os suricatos com apenas 30 cm de altura não imagina como eles são valentes e capazes de enfrentar até mesmo cobras.

Suricatos

Suricatos

A ordem dos suricatos é a carnívora, a sua família é a Herpestidae e o seu nome científico é Suricata suricatta. Popularmente esse animal é conhecido como Suricato, em inglês o seu nome é Meerkat. Como já destacamos esse animal tem 30 cm de altura e o seu rabo tem mais de 20 cm e serve como apoio para que o animal se equilibre quando ele está de pé.

O suricato pode pesar em torno de 900 gramas, costumam ser animais diurnos que usam a sua pele escura para que possam se aquecer. O ciclo de vida dos suricatos é de 12 a 14 anos.

Onde os Suricatos São Encontrados

Os suricatos podem ser encontrados na Namíbia, África do Sul, Sudeste da Angola e em Botsuana. Costumam viver em tocas que são divididas com esquilos e outros animais que pertencem a família dos mangustos.

Durante o ano os bandos se mudam muitas vezes por ano, quase sempre quando a comida começa a ficar escassa. Porém, uma vez que os suricatos encontram um lugar para se alojar se tornam animais territoriais que dependem ferozmente as suas tocas dos bandos rivais. Os principais predadores dos suricatos são as águias e os chacais.

Defesa

Para fazer a defesa das tocas os suricatos costumam se dividir na tarefa de patrulhar as tocas. Um grupo tem sempre que ficar de guarda enquanto os demais procuram alimento ou dormem.

A Comida dos Suricatos

A alimentação desses animais é composta por besouros, centopeias, minhocas, grilos, pequenos mamíferos, miriápodes, pássaros, ovos, tubérculos, pequenos répteis, raízes e até mesmo escorpiões (os suricatos são imunes ao veneno desses animais).

A Procriação dos Suricatos

O grupo de suricatos sempre conta com um casal de macho e fêmea que são líderes e responsáveis pela maioria das crias. Por ninhada nascem de dois a cinco filhotes, na natureza o casal de suricatos costuma se acasalar entre os meses de outubro e abril. No cativeiro esses animais podem se reproduzir o ano todo.

Crescimento dos Suricatos

A dinâmica do grupo de suricatos é bem interessante, pois vários adultos se revezam na tarefa de tomar conta dos filhotes enquanto as mães se alimentam. A maturidade sexual dos suricatos acontece quando eles completam um ano de idade.

Suricatos Reconhecem Vozes Como Seres Humanos

Uma das principais curiosidades a respeito dos Suricatos é a constatação a que alguns cientistas chegaram recentemente de que esses animais podem reconhecer vozes. Alguns cientistas que estudam os animais do deserto de Kalahari, África do Sul descobriram que dentre as habilidades dos suricatos está a de reconhecer vozes assim como nós, seres humanos, fazemos.

Os pesquisadores destacaram que é fácil testar a capacidade de reconhecer vozes nos primatas, porém, nos não-primatas fazer esse teste é bem mais difícil devido ao fato de que suas relações individuais entre os animais não ficam tão claras. Os suricatos são animais sociais, que vivem em grupos, mas não é tão claro como um animal responde ao outro quando escuta o seu chamado.

Para conseguir chegar aos resultados da pesquisa eles usaram gravações típicas de quando os animais estão no forregeamento. No começo da pesquisa os cientistas acreditavam que o chamado dos suricatos era apenas para manter o grupo unido, porém, depois de um tempo ficou claro que esse chamado também servia para identificar para os demais que um determinado indivíduo estava no grupo.

A equipe que realizou essa pesquisa acredita que a reprodução dessa experiência vai poder ajudar os outros cientistas a estudar o fenômeno através de uma grande variedade de espécies. Os suricatos demonstraram nessa experiência que realmente possuem a capacidade de escutar e identificar diferentes vozes dentre os membros do seu grupo.

Algumas Características Curiosas dos Suricatos

O pequeno mamífero que é encontrado na África tem pelos da cor castanha e trata-se de um nativo do deserto do Kalahari. Mesmo seu tamanho e peso, 30 cm e em média 1 kg, não ajudando muito é um animal bem corajoso. Para se defender ele possui garras bem afiadas nas suas patas que ajudam escavar a superfície do chão em busca de alimentos.

Os seus dentes são bem afiados para conseguir ultrapassar as carapaças quitinosas das presas. Uma característica bem curiosa e interessante quando se trata dos suricatos é que eles conseguem se elevar nas patas traseiras, a cauda é utilizada como um terceiro apoio.

Saiba Mais

Saiba Mais

Animais que tem hábitos diurnos e vivem em colônias que são compostas por cerca de 40 indivíduos. Esses animais constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, local em que permanecem durante a noite. A organização social das colônias de suricatos é bem feita e assim alguns indivíduos fazem a defesa da colônia enquanto outros procuram alimentos e os demais descansam.

Vale dizer que o sistema social dos suricatos é bem complexo e tem até mesmo uma linguagem própria que ajuda a avisar os demais quando um predador está se aproximando. Além de ter a capacidade de identificar vozes os suricatos parecem ter a capacidade de ensinar as suas crias ativamente a caçarem, um método que poderia se comparar a forma como o ser humano ensina as suas crianças.

Os suricatos podem ser animais pequenos em tamanho, mas se mostram muito espertos, comunicativos e com um sistema próprio para sobreviver as dificuldades dos desertos da África.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bom

    fatima medina oliveira souza 21 de maio de 2015 3:48
  • adorei o arquivo

    Selma 4 de dezembro de 2015 17:28
  • gostei do seu poster sobre os animaizinhos
    muito legal

    Helena 5 de dezembro de 2015 9:33
  • uau canto suricatos, tá louco bicho

    isadora 5 de julho de 2019 13:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *