Casas Ecologicamente Corretas

Por muito tempo o homem usou e abusou de todas as oportunidades que a natureza lhe dava. Desmatou e poluiu rios, lagos e até mesmo o mar. Não se importou com nada e só destruiu as coisas, ocasionando enchentes horríveis, mudanças climáticas cinematográficas. Mas agora as coisas parecem estar tomando outro rumo.

Casa Ecológica

Casa Ecológica

Muito se fala em sustentabilidade e ecologia. Mas você conhece bem esses termos? Sustentabilidade é aquela capacidade de sustentar, suportar uma condição. Quando falamos em sustentabilidade ambiental, estamos falando em um sistema que hoje é conhecido como um sistema ideal de ação do homem na natureza. São medidas que conservam a natureza e extraem com cautela e cuidados, para que no futuro ainda exista a possibilidade de sobreviver dos frutos da mesma.  Os pontos principais daquilo que chamamos de sustentabilidade, e aqui entra também a ecologia, é a utilização de fontes de energia renováveis, como água, vento (e não carvão e usinas nucleares).  Assim, amenizaríamos o impacto que causamos todos os dias, durante milhões de anos de vida humana na face da terra. Um desenvolvimento sustentável seria aquele que se preocupa com natureza e não somente com o lucro.

Casa Ecologicamente Correta

Casa Ecologicamente Correta

Sustentabilidade e ecologia estão na moda. Estão nas ‘bags’ retornáveis, estão nas confecções de roupas, no uso de papel, metal e outros materiais que podem ser reutilizados e que muitas vezes são jogados com o lixo orgânico. E agora essa “moda”, que aqui entre nós, não tem nada de fútil ou frívola, chegou até a Engenharia Civil. Até que enfim, não é mesmo? Porque muito dos rios e mares poluídos estão nesse estado porque os esgotos das casas e apartamentos são, na maioria das vezes, desviados e desembocam diretamente nas águas, que mais tarde serão irrecuperáveis.

Mas o que uma casa precisa ter para ser considerada ecologicamente correta? Já começa com o projeto do engenheiro, que será muito diferente dos projetos convencionais. O engenheiro pensará na obra a longo prazo, como ela não afetará o meio ambiente. A eficiência energética também é posta em pauta, já que uma energia renovável deverá ser muito eficiente, pois a casa ou apartamento não terá uma segunda opção de energia e luz.

Casa Hobbit

Casa Hobbit

O água que será usada deverá ser reaproveitada, por exemplo, a água usada para lavar a louça e as roupas dos moradores da casa será, muitas vezes, usada uma segunda vez para higienizar as calçadas da construção ou, quem sabe, lavar o carro. As condições térmicas da casa também são pensadas com cuidado. A energia solar será usada para aquecer as paredes da edificação. Até mesmo telhas, tijolos e materiais de acabamento deverão ser ecologicamente corretos para não prejudicar o meio ambiente. A gestão de todos os resíduos produzidos desde a construção, até os resíduos que os habitantes da casa produzirão, deverão ser reciclados, reutilizados e, lógico, reduzidos.

O mais interessante é que o custo dessas casas ecologicamente corretas é alto, comparado às outras convencionais. Porém, a economia com água, luz, aquecimento e outras contas é absurdamente alta. É muita economia. Por isso, esse tipo de casa tem se tornado muito comum: ajuda a economizar e ajuda a salvar o planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • para mim todos temos que se preocupar com a natureza porque daqui alguns anos nos não
    teremos toda esta natureza e vai que nossos filhos e nossos netos não veja toda esta maravilha .

    lucas leal 12 de setembro de 2012 23:14
  • Olá onde estão localizados para o contato pessoal? Qual é o custo m2 de uma obra destas?

    gotardo 19 de janeiro de 2014 19:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *