Campanha Contra Caça APREMAVI: Associação à Preservação Do Meio Ambiente e Vida

Por causa de acontecimentos contra o meio ambiente aumenta o número de Campanhas Contra a Caça Ilegal no Brasil. Exemplo interessante acontece na metade do ano de 2013 por iniciativa da APREMAVI – instituição que tem o objetivo de lutar a favor do meio ambiente em termos de preservação.

Campanha Contra Caça APREMAVI: Associação à Preservação Do Meio Ambiente e Vida

Campanha Contra Caça APREMAVI: Associação à Preservação Do Meio Ambiente e Vida

Qual Objetivo Da Campanha Contra Caça APREMAVI?

Campanha Respeito Animais e Não à Caça”: De acordo com informações colhidas no site oficial a APREMAVI aponta três objetivos principais do projeto:

  • Aumentar o poder de luta contra os animais mortos de forma ilegal (contra matança ilegal), como acontece com espécies de peixes que são pescadas apenas para retirada da menor parte para satisfazer o mercado de luxo ou a usar como isca a pescar espécies que possuem menor valor do mercado nacional e internacional, por exemplo.
  • Lutar contra todos os tipos de prisões ilícitas de animais (proibido aprisionar de forma ilegal), de forma principal entre os animais silvestres que correm risco de extinção por causa da cultura humana. Exemplo clássico está nos pássaros que ficam nas gaiolas em consequência da ganância de quem quer viver e prazer em ouvir cantar a quem compra no comércio ilegal.
  • Luta de forma ativa contra bandidos que objetivam lucrar no comércio paralelo com o tráfico dos animais e vegetais que existem no ecossistema nacional (tráfico não permitido às espécies). Dois lados devem pagar por lei, desde compradores até os vendedores.
Qual Objetivo Da Campanha Contra Caça APREMAVI?

Qual Objetivo Da Campanha Contra Caça APREMAVI?

Campanha Contra Caça X Ativistas: Luta Continua

Desde o episódio de Chico Mendes que morreu no final dos anos oitenta do século XX por lutar conta os madeireiros na exploração do Acre e Amazonas o noticiário por vezes enfoca notícias referentes ao caderno de ambiente que seguem a capa e os cadernos policiais, como no caso da morte de ativistas que defendem a natureza. A problemática não se restringe ao setor madeireiro como também o de caça dos animais no sentido de vender no mercado paralelo e lucrar com tráfico internacional.

Não se pode ignorar o fato de que a Campanha Contra a Caça surgiu depois não apenas de compreender a demanda de ajuda que precisa o meio ambiente como também por ataques contra ativistas no ano de 2013. No mês de julho quatro ambientalistas receberam atentado de morte no momento em que analisava os níveis em termos de preservação em área com defesa oficial da APREMAVI. Após dias ao investigar os técnicos constatarem irregularidades que foram reveladas aos superiores.

Pouco depois de um mês ao ocorrido Gonzalo Alonso, um dos membros que trabalham para a organização, não estava presente entre a humanidade ao levar em conta que povos encontram o corpo do ativista no Parque Estadual do Cunhambebe (RJ). Com o enfoque na mídia ambientalistas do país inteiro iniciaram movimento para lutar não apenas contra atos que colocam em risco a vida de quem reivindica e expressa opiniões em favor do meio ambiente como também para aumentar o nível de ação contra as degradações na natureza do Brasil.

Código Ambiental: Campanha Contra Caça

Com as discussões da reforma no Código Ambiental o ambiente entre exploradores e ruralistas não caminhou ao lado negativou do equilíbrio ao levar em conta que um lado exige maior nível de reflorestamento por desmatar ao ponto que no outro existem membros políticos que querem maior espaço para o manejo no sentido de satisfazer a demanda dos produtores e trabalhadores por negócios e renda no campo.

Depois da morte de Gonzalo Alonso as entidades ambientais do país que não possuem ligação com políticos começaram a exigir dos políticos maior nível de rigor ao demonstrar que esse óbito não foi o primeiro entre membros civis que trabalham ao fiscalizar a natureza. Ataque ao Chico Mendes e Batalha do Capacete foram exemplos citados no sentido de demonstrar carência da lei em não punir os culpados mesmo quando todos os indícios apontam aos mandantes dos crimes.

O ambiente tenso que aconteceu em saber que em pleno início do século XXI ainda existem pessoas que morrem por exercer a democracia com base na liberdade de opinião e leis ambientais ajudou para criar a Campanha Conta a Caça. Com o governo ao sofrer pressão de ruralistas as regras possuem chances de diminuir a pouca força que possui na prática – fato que fez ambientalistas se unirem na nova causa ambiental.

Brechas Da Lei: Campanha Contra a Caça

  • Ativistas reclamam que na época da Constituição de 1988 as regras eram mais fortes do que as existentes nos dias atuais. O conjunto geral de regras oficiais não conseguiu acompanhar o desenvolvimento. Como consequência índices nacionais e internacionais apontam que o desmatamento aumentou de lá para cá, de forma principal entre o tráfico de animais silvestres que se encontram em ciclo de extinção e sofrem chances de sumirem do mapa.
  • Não adianta promulgar (oficializar) leis quando não existe conjunto de finanças públicas que conseguem suprir a demanda que as áreas de preservação precisam no sentido de fiscalização. Entre os principais órgãos públicos vale o destaque negativo ao baixo quadro de funcionários que existe no IBAMA, embora o órgão também receba assistência de outras instituições, como a Polícia Federal, por exemplo.
  • Outro ponto a ser destacado entre as principais brechas de lei em termos de meio ambiente está na certeza de que ao desmatar o futuro não reservar nenhum tipo de impunidade aos donos dos empreendimentos que fazem manejo ilegal na natureza brasileira. Exemplo interessante se encontra em parte dos índios do amazonas que permitem a exploração no território dominado e reconhecido por lei em troca de propinas por parte dos exploradores. De acordo com regras constitucionais os indígenas não podem ser presos. Em termo legais é mais fácil um político corrupto seguir à prisão, mesmo com a impunidade à classe que existem de forma cultural no país.

Campanha Contra a Caça: Hora Da Ação

Com base nos motivos de ativistas e brechas na lei que existe em termos ambientais e penais para quem desmata ou provoca crimes contra meio ambiente ou ativista nasceu a Campanha Contra a Caça que conquistou impacto em quantidade e qualidade no sistema mundial de computadores (internet), em principal nas redes sociais.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *