Biomas, Domínios e Ecossistemas

Os três temas são pontos que se relacionam de forma direta com os estudos referentes entre a junção de geografia com biologia para definir como funciona a estrutura da ecologia em determinados pontos ambientais distintos no globo terrestre. De fato, cada palavra tem significado diferente, com a diferença que os ideais se complementam de forma pragmática. Cientistas ambientais costumam a usar esses tipos de conceitos para designar as diferenças que existem em determinada região que está caracterizada de acordo com as condições em termos de paisagens naturais.

Biomas, Domínios e Ecossistemas

Biomas, Domínios e Ecossistemas

O Que São Biomas?

Nos biomas existe a dificuldade para estabelecer de forma prática as condições e os limites nacionais ao levar em conta que áreas vegetais do gênero possuem valor além do que um milhão de metros quadrados, quase o mesmo tamanho da África do Sul. Poder político costuma a analisar os biomas e classificar de acordo com as regras de proteção ambiental para evitar com que aconteça a extinção dos meios naturais.

Não se pode ignorar o fato de que as condições ambientais nos biomas são conhecidas por terem ambientes especificados e que definem as condições climáticas e os tipos de animais e vegetais que podem se adequar na vida natural. Manter os biomas com o mínimo de degradação ambiental por parte dos homens representa tarefa globalizada no mundo ao sentido também de regular o clima e diminuir o efeito estufa.

O Que São Biomas?

O Que São Biomas?

Em biomas acontecem diversos tipos de interações que na prática formam as características dos conjuntos naturais. Por exemplo, o relevo representa ponto importante junto com o clima para definir não apenas a vegetação como também as características da fauna. O solo também tem importância para determinar a quantidade e qualidade das relações.

A hidrografia também representa aspecto importante e que define as condições das interações dentro do bioma. Os mananciais são determinantes para abastecer não apenas animais e vegetais como também centros urbanos que se encontram no ambiente. Para que a área dentro do bioma seja considera manancial de modo oficial existe a necessidade de estudos por parte de técnicos dos governos que são especialistas no setor.

Definir as condições do clima nos biomas pode ser algo difícil, de forma principal quando se trata de planaltos que se encontram em altitudes altas e recebem maior taxa de sol, embora também demonstre a queda na temperatura ao comparar com as regiões que se estabelecem em latitudes menores.

O IBGE tem lista de locais que considera como bioma. Um deles é a Mata Atlântica que nos dias de hoje tem menos de seis por cento em termos de vegetais e fauna do que na época que antecedeu a colonização portuguesa, conforme aponta grande parte dos analistas. Cerrado também entra na consideração de biomas dentro do Brasil, repleto de particularidades de forma principal sob a ótica de vegetação.

O principal bioma do Brasil de acordo com o IBGE está na Amazônia que possui não apenas a maior bacia hidrográfica do mundo como também o título de campeã em termos de biodiversidade de plantas e animais. Representa local no qual a minoria dos elementos presentes nas florestas não está catalogada de forma científica ao levar em conta a imensidão que existe em termos de espaço.

Outro tipo de bioma natural no Brasil, um país continente, se encontra na presença das belezas da caatinga. De acordo com observações de especialista representa um típico ambiente que apenas existe no território nacional. Por esse motivo que em termos de patrimônio biológico tem valor incomensurável e necessita do máximo da proteção ambiental. Os vegetais do local tem a capacidade de reter água aos dias difíceis de seca. Quem observa os vegetais no período da seca pode ter a ideia de que os pontos naturais estão mortos. Mas, com o tempo, a natureza demonstra de novo a sua via até a chegada da próxima temporada de seca.

As plantas trazem traços do tipo esbranquiçados por causa do excesso de secura que existe no ambiente. De acordo com estimativas do IBGE a área de caatinga no solo nacional tem quase novecentos mil quilômetros quadrados em termos de área, ou seja, ocupa quase dez por cento do Brasil.

O Que é Domínio?

De forma científica o domínio tem como característica ser menos do que o bioma. Imagine uma área na qual as espécies de margaridas conseguem monopolizar o ambiente, de fato, as mesmas estão com o domínio ambiental. Existe a interação que acontece doe forma frequente entre os relevos, clima e a vegetação que está presente com maior quantidade.

Ao contrário da incerteza que existe nos biomas por causa da imensidão do espaço, nos domínios acontece maior igualdade e facilidade para cientistas ambientais definirem as características naturais. Em termos práticos e de forma acadêmica o termo nada mais representa do que a própria evolução da palavra “zona”. A zona ambiental na linguagem moderna se chama domínio ambiental. No Brasil existem diversos tipos de domínios caracterizados de forma oficial, entre eles: Pradarias, Araucárias, Mares de Morros, Caatingas, Amazônia e Cerrado.

Qual Significado De Ecossistema?

Por fim vale o destaque ao ecossistema, comunidade na qual os seres vivos se relacionam com recursos naturais e os pontos de naturalidade. Por vezes pode acontecer de existirem estruturas construídas de forma humana que podem ajudar ou prejudicar o desenvolvimento do sistema ecológico.

O ecossistema traz um ambiente complexo não apenas na quantidade de seres vivos como também no sentido de se inteirar. Acontece também a constante troca de energia artificial, natural e espiritual entre as formas de matéria. Em termos de conceitos dentro do domínio existe maior tendência de existir diversos tipos de ecossistemas que no geral formam o bioma. De acordo com as regras oficias no Brasil existe o seguinte conjunto de ecossistemas: Campos, Pantanal, Florestas Amazônicas, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Manguezais.

Biomas, ecossistemas e domínios são pontos elementares para que os especialistas consigam definir de forma teórica como funcionam as características do meio ambiente. Quem estuda geografia ou biologia de modo usual precisa compreender aspectos teóricos referentes aos três pontos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *