Zoneamento Costeiro: Características Gerais

Área na qual a terra encontra o mar ou oceano. A linha precisa pode ser chamada de litoral devido à natureza dinâmica das marés. Embora especialistas científicos possam concordar com definição comum do termo a delimitação das extensões de costa diferem conforme a competência, autoridades científicas e governamentais em vários países diferentes por razões de política econômica e social.

.

Formação do Zoneamento Costeiro

Por vezes as marés determinam a faixa sobre a qual os sedimentos são depositados ou erodidos. Áreas com amplitudes altas permitem que as ondas cheguem mais acima na costa.

Zonas com variações baixas produzem depressão em intervalo menor de elevação. A amplitude é influenciada pelo tamanho e formato da linha de costa. Marés não causam efeitos erosivos por si. Os furos podem corroer assim como as ondas aumentar acima dos limites esperados.

Ondas corroem a costa quando quebram e liberam energia. Zonas costeiras com falésias fornecem pouco espaço para a fonte energética. Nessas áreas, a energia que quebra contra os rochedos é maior.

Ar e água são compactados em rachaduras na rocha, forçando e quebrando. Sedimentos depositados por ondas possuem penhasco erodido, movido ao longo da costa por ondas. Isso forma abrasão ou costa de falésias.

Sedimentos depositados nos rios são influências dominantes sobre a quantidade localizada no litoral. A deposição fluvial na costa é bloqueada por barragens e outros dispositivos regulamentares humanos que removem o sedimento da corrente, fazendo com que seja depositada no interior.

.

As zonas costeiras são ambientes dinâmicos com mudanças constantes. Processos naturais da Terra sobem ao nível do mar, local no qual ocorrem fenômenos meteorológicos, resultando na erosão, deposição, remodelação das costas, enchentes, criação de plataformas continentais e vales fluviais afogados.

Importância Ambiental

A zona costeira e as áreas adjacentes são parte importante de ecossistema: A mistura de água doce e salgada nos estuários fornece nutrientes para a vida marinha.

Pântanos salgados e praias também suportam certa diversidade de plantas, animais e insetos cruciais para a cadeia alimentar. O elevado nível de biodiversidade cria crescimento da atividade biológica, atraindo a atividade humana durante milhares de anos.

Zoneamento

Zoneamento

Impactos Humanos

A cada dia que passa as pessoas no mundo querem viver nas regiões costeiras. As principais cidades estão situadas próximas aos portos. Alguns lugares encravados alcançaram o status com a construção de canais.

A costa consiste em fronteira em que as nações são defendidas contra os invasores militares, contrabandistas e imigrantes ilegais. Postos militares fixos aplicam técnicas de defesas costeiras.

Costas com praias e água morna atraem turistas. Em muitas nações insulares, como as do Mediterrâneo, Pacífico Sul e Caribe, o turismo é fundamental para a economia.

Costas

Costas

Zonas costeiras oferecem atividades recreativas, como natação, pescas, surf, passeios de barco e banho de sol. Não se pode ignorar o fato de que crescimento pode ser desafio para a gestão de autoridades locais, que muitas vezes se esforçam para fornecer a infraestrutura qualitativa exigida por novos moradores.

Costas também enfrentam impactos ambientais induzidos pelo homem. A influência humana na mudança climática é pensada a contribuir tendência de aceleração no aumento do nível do mar que ameaça habitats costeiros.

Poluição pode ocorrer a partir de uma série de fontes: Lixo, detritos industriais, o transporte de petróleo em navios-tanque que aumenta a probabilidade de derramamentos, assim como àqueles criados por grandes e pequenas embarcações com resplendor de esgoto de água no oceano.

A pesca causa degradação do habitat. Dado que o crescimento das empresas pesqueiras globais após a década de 1950, o método intensivo se espalhada a partir de áreas concentradas para abranger quase todas as pescarias.

A raspagem do fundo do oceano é devastadora para os corais, esponjas e outras espécies de vida longa que não se recuperam de modo rápido. Esta destruição altera o funcionamento do ecossistema e pode alterar a composição de espécies e da biodiversidade.

Acredita-se que o derretimento do gelo ártico fará com que o nível do mar suba e inunda áreas costeiras. Crescimento populacional extraordinário no século XX colocou pressão sobre os ecossistemas do planeta.

Por exemplo, em Santa Lúcia, a colheita de mangue para a madeira e desmatamento para a pesca reduziu os manguezais, resultando em perda de habitat por desova para a vida marinha.

As florestas também ajudam a estabilizar a linha de costa. Os esforços de conservação desde a década de 1980 restauraram de modo parcial o ecossistema.

Classificação das Zonas Costeiras

De acordo com princípio de classificação, litoral emergente é aquele que sofreu uma queda no nível do mar devido à mudança do nível marítimo global ou elevação local.

Costas emergentes são identificáveis pelo relevo costeiro acima da marca da maré alta, como praias levantadas, por exemplo. Em contraste, litoral submerso é aquele em que o nível subiu devido à mudança global do nível do mar, local de subsidência ou recuperação isostática. Litoral submerso é identificável pelo efeito de submersão.

De acordo com o segundo princípio de classificação, litoral concordante ocorre quando bandas de diferentes tipos de rochas são paralelas à costa. Estes tipos variam conforme a resistência.

Costas discordantes apresentam relevos distintos porque são erodidas por rochas, que quando menos resistentes corroem mais rápido, criando baías. Elas possuem menor resistência à erosão de modo lento, permanecendo como afloramentos.

Erosão do Penhasco

Grande parte dos sedimentos depositados ao longo da costa é o resultado de erosão do penhasco. Cavernas do mar são feitas quando certas camadas de rocha estão mais suscetíveis à erosão do que àqueles que cercam camas de rochosas por causa de diferentes áreas de fraqueza.

Essas áreas são degradadas a ritmo mais rápido e criam buraco ou fenda que, através do tempo, por meio da ação das ondas e erosão, torna-se uma caverna. A pilha é formada quando um promontório fica erodido pela ação das ondas e do vento.

Grande variedade de animais vive ao longo da costa típica: Alguns pássaros, como papagaios, tartarugas marinhas e pinguins. Caracóis do mar e vários tipos de crustáceos vivem na zona costeira.

A maioria dos animais costeiros sofre interferência dos seres humanos em áreas desenvolvidas, como os golfinhos e as gaivotas que comem alimentos jogados pelos turistas, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *