Fontes de Energias Renováveis

Energia que surge a partir de recursos naturais. As aplicações se direcionam para gerar eletricidade e combustíveis. O problema principal está no método difícil para se popularizar por causa do alto nível dispendioso para aproveitar o suficiente ou igualar a eficácia em termos de potência de acordo com pontos não renováveis. O sol oferece número além do que dez mil vezes a energia que os seres humanos usam durante o mesmo período. Cientistas apontam que representa quase o dobro da quantidade que nunca vai ser obtidos a partir de todos os recursos não renováveis do planeta

Energia Solar: Características Gerais

Fonte renovável abundante e de fácil acesso. Aproveitada por seres humanos desde os tempos antigos. Em um ano, a estrela do universo oferece número além do que dez mil vezes a energia que os seres humanos podem gerar algum dia. Cientistas apontam que representa quase o dobro da quantidade que nunca vai ser obtido a partir de todos os recursos não renováveis do planeta

Representa o ato de converter luz do sol em eletricidade, de modo direto ao usar a energia fotovoltaica (PV), ou de forma indireta com a energia solar concentrada. Modelos concentram lentes ou espelhos e sistemas de rastreamento para concentrar grande área de luz do solar em pequeno feixe. Converte em corrente elétrica através do efeito fotoelétrico. Existem aplicações domésticas, incluindo fogões, destiladores, aquecimento de água e ar condicionado.

A energia solar é aproveitada usando uma variedade de constante evolução de tecnologias como fotovoltaica, térmica, arquitetura e fotossíntese artificial. Tecnologias solares se caracterizam como passivas ou ativas, dependendo da forma como captura, converte e distribui a energia solar. Técnicas incluem o uso de painéis fotovoltaicos e solares térmicos para aproveitar a energia. Produções passivas possuem a orientação do edifício ao sol, a seleção de materiais ou propriedades de dispersão a projetar nos espaços que circulam o ar.

Em 2011, o IEA disse que “a evolução dos preços acessíveis, inesgotável e tecnologias limpas trazem benefícios enormes ao longo prazo. Aumenta a segurança energética dos países com a demanda por recurso endógeno, em principal de importação independente. Reduzir a poluição, os custos de mitigação das mudanças climáticas e manutenção dos combustíveis fósseis em preços baixos. Essas vantagens são globais. Por isso que existem gastos adicionais dos incentivos para implantar investimentos em aprendizagem”.

O espectro na luz solar da superfície da Terra é difundido com intervalos de uma pequena parte próximo ao estado ultravioleta. Superfície do globo terrestre, os oceanos e atmosfera absorvem a radiação solar e isso aumenta a temperatura. O ar quente contendo água evaporada dos oceanos sobe, provocando a circulação atmosférica ou convecção. Quando atinge uma altitude elevada na qual o clima está baixo, o vapor de água condensa em nuvens e completa o ciclo da água.

O calor latente de condensação da água amplifica convecção, produzindo fenômenos atmosféricos como o vento e os ciclones. Luz solar absorvida por oceanos e as massas de terra mantêm a superfície em temperatura média de 14°C. Por fotossíntese as plantas convertem a energia solar em energia química que produz alimentos, madeira e biomassa a partir do qual se derivam os combustíveis fósseis.

A quantidade que atinge a superfície do planeta é tão grande que em um ano aumenta em cerca de duas vezes além do que nunca poderá ser obtido a partir de todos os recursos não renováveis do planeta: Carvão, petróleo, gás natural e urânio. Pode ser aproveitada em diferentes níveis em todo o mundo – o que depende em principal da distância do equador.

Energia Eólica: Características Gerais

Moinhos fornecem energia. Evoluíram para moer de grãos e fabrico de alimentos. Outros usos industriais de máquinas moinho de vento estão bombeamento de água ou na drenagem. Também usada para impulsionar os navios com velas.

Grandes parques eólicos consistem em centenas de individuais turbinas eólicas que se liga ao transporte de energia elétrica da rede. Acontece de forma simples e firme, mais forte do que em terra. Fazendas têm menor impacto visual, mas os custos de construção e manutenção são elevados. Pequenos parques eólicos fornecem eletricidade a locais isolados. Empresas de serviços públicos investem na compra de energia eletricidade excedente produzida por pequenas turbinas eólicas domésticas.

Energia Hidroelétrica: Características Gerais

Hidrelétrica consiste em energia derivada do movimento da água em rios e oceanos, de modo original utilizada para irrigar o uso de dispositivos mecânicos. Desde o início do século XX, o termo está em uso quase de modo exclusivo no conjunto com a evolução moderna da energia hidroelétrica. Modelo convencional envolve a criação de barragem e utiliza a força da água resultante para transformar a turbina e o gerador. Outros métodos de geração de eletricidade estão fora dos rios, modelos capazes de captar a energia cinética em rios sem o uso de barragens e bombeados para armazenar força.

Energia Geotérmica: Características Gerais

A energia geotérmica vem da crosta terrestre e se origina a partir da formação original do planeta (20%) e do decaimento radioativo de minerais (80%). A fonte disponível a partir da Terra, a crosta e manto são quase iguais ao da energia solar. Aquecimento do gênero consiste no uso direto para aplicar em formas energéticas. Servem para gerar as tecnologias como aquecedores, usinas de vapor e centrais de ciclo binário. A primeira estação de energia geotérmica foi construída na Itália. Outros países que possuem centrais são o Japão, Islândia, Filipinas e Estados Unidos.

Biocombustíveis: Características Gerais

Brasil tem etanol feito a partir da cana disponível no país. Biocombustível consiste em tipo de combustível, cuja energia se deriva em fixar de carbono. Incluem derivados de biomassa de conversão, bem como a sólida, combustíveis líquidos e vários biogases. O etanol consiste de álcool feito por fermentação, em principal de carboidratos produzidos em açúcar ou amido de culturas como milho, cana ou gramíneas. O biodiesel surge a partir de óleos vegetais e gorduras animais. Produzido a partir de óleos ou gorduras, utilizando transesterificação. Sistema que se torna comum na Europa. O biogás traz metano produzido por processo de digestão anaeróbica da matéria orgânica por anaeróbios. Também consiste em fonte de energia renovável.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *