Energia Mecânica

Definir um conceito para a energia não é tarefa simples, nem mesmo os cientistas podem fazer esta definição com poucas palavras, pois se trata de um conceito bastante abrangente, abstrato e de difícil definição. Mas apesar disso a palavra energia faz parte de nosso dia a dia, afinal muitas de nossas tarefas e ações domésticas e profissionais estão ligadas a energia e ou dependem dela para serem desempenhadas. Ou seja, a maioria de nós não sabe definir a energia, mas todos nos utilizamos dela e de seus inúmeros benefícios.

Simplificando

Energia Mecânica

Energia Mecânica

Tendo por base as experiências de nosso cotidiano seria correto afirmar que a energia consiste em uma força capaz de produzir muitas mudanças no universo, em situações tão corriqueiras que nem nos chama a atenção como, por exemplo, uma folha que cai de uma árvore, a correnteza constante dos rios, o voo dos insetos, as rachaduras de uma parede, a construção de represas, etc., em todas estas ocorrências esta presente a força da energia.

Outra Definição

Conceito

Conceito

Existem livros diversos que definem a energia como sendo uma capacidade para a realização de trabalho, mas tal definição é limitada e cabe mais a área restrita da energia mecânica. Para que se conceitue a energia de forma mais completa há uma necessidade de incluir áreas como o calor, aa luz e a eletricidade, por exemplo, mas então estamos adentrando em áreas ligadas a Física, sendo assim as dificuldades se avolumam para uma conceituação adequada, geral e concisa.

Aspectos Importantes

Profissionais

Profissionais

A energia ocorre de diversas formas diferentes e ela pode ser convertida ou transformada de uma para outra forma, a este processo se dá o nome de conversão de energia. Os corpos bem como os sistemas de corpos tem a capacidade de conter a energia, neste contexto a energia pode se transferir de um sistema a outro, a este processo se dá o nome de transferência de energia. Ao ser convertida a energia pode perder a sua qualidade e por consequência muitas vezes não serve para consumo, sendo assim é preciso que a energia seja produzida, ainda que exista a lei de conservação de energia. Podemos dizer então que a energia sofre uma degradação.

Considerações Gerais

Toda a forma de energia que se relacione com corpos em movimento ou ainda com a capacidade de deformar ou colocar os corpos em movimento é denominada como energia mecânica. Existe a energia cinética e a energia potencial, sendo que a energia mecânica compreende a soma destas duas espécies de energia.

A energia cinética se refere a objetos em movimento, e a energia potencial se refere a posição dos objetos, sendo que a energia potencial poderá se transformar em energia cinética. A energia potencial se apresenta sob diversas formas, mas a energia elástica e a energia gravitacional são as mais conhecidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bombom

    bianca nicioli 17 de Março de 2011 20:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *