Empreendimentos Sustentáveis: Preocupação Com o Meio Ambiente

A palavra do século é sustentabilidade! Tudo o que envolve uma vida mais sustentável e preocupada com o bem estar do nosso meio ambiente está em alta e merece destaque. A educação vem sendo feita já na escola quando desde pequenos, já passamos a aprender alguns conceitos e como cuidar de nosso planeta para novas gerações o recebam de forma bem favorável para elas.

Alguns empreendimentos sustentáveis passaram a fazer parte das nossas vidas e hoje também já escolhemos nossos produtos de consumo, observando a responsabilidade de cada empresa e marca com o planeta. Mais abaixo vamos entender mais sobre como eles funcionam e conhecer alguns exemplos. Veja então se a sua marca preferida está entre os nomes citados.

Empreendimentos Sustentáveis: Preocupação Com o Meio Ambiente

Empreendimentos Sustentáveis: Preocupação Com o Meio Ambiente

Porque Investir Em Empreendimentos Sustentáveis?

Com certeza a primeira coisa que você lembra é sobre os cuidados com a natureza. De fato esta vem sendo a característica mais importante porque a emissão de gases ou poluentes no meio ambiente é, atualmente, o problema mais sério tratado pela sustentabilidade. Claro que a mudança de uma empresa que já está no mercado há muitos anos, vai levar um tempo tanto para a adaptação das novas políticas internas, como também para que o seu consumidor associe a sua nova imagem à uma empresa mais responsável com a saúde do nosso planeta.

O primeiro e o mais importante motivo que deve levar você a investir em uma empresa preocupada com o planeta, é o a chance de viver em um lugar menos poluído, que sofre menos com os fenômenos naturais descontrolados e principalmente, pensar nas próximas gerações e o que elas receberão de nós. Sabemos que a condição de alguns fatores em nosso planeta está mais que agravado, diga-se de passagem, o buraco da camada de ozônio que é um problema que vem sendo cuidado já há algumas dezenas de anos.

Porque Investir Em Empreendimentos Sustentáveis?

Porque Investir Em Empreendimentos Sustentáveis?

Maiores Preocupações Dos Empreendimentos Sustentáveis

São diversas as preocupações dos empreendimentos sustentáveis. O combate ao desperdício de materiais, muitas vezes agressores ao nosso meio ambiente; a garantia de uma economia dos recursos naturais principalmente a água e a energia, que inclusive é também um dos principais focos da sustentabilidade; evitar a emissão de gases ou outros poluentes, como já citamos anteriormente, no planeta; O uso controlado dos recursos naturais para que eles tenham uma renovação hábil e tantos outros são preocupações aparentes das empresas que vestem a camisa da sustentabilidade.

Qualquer Empresa Pode Ser Sustentável?

A ideia da sustentabilidade engloba um novo estilo de vida para tudo em nosso planeta. Qualquer empresa pode sim ser sustentável, mas utilizar o nome de forma aparente, vai necessitar do cumprimento de algumas normas e alguns parâmetros mais específicos que com certeza vai mexer com toda a movimentação da empresa. Se for uma empresa que se lança no mercado já com essa ideia, com certeza essa consciência será feita de uma forma mais fácil e rápida.

Não é somente a produção de uma ideia e a distribuição de produtos dentro da linha sustentável, mas todo um conceito que envolve até mesmo a arquitetura do local, que deve se preocupar com este aspecto. É por este motivo que vamos encontrar mais empresas com ideias sustentáveis do que empresas completamente sustentáveis. Não deixando de salientar que somente a ação de um empreendedor em dispor dessa vontade de melhorar o planeta, é mais que válido.

Todas as ideias e também os investimentos necessários para que um empreendimento seja considerado sustentável devem ser feitos desde o início quando ele ainda não passa de um projeto. É exatamente nessa fase que o empreendedor responsável analisa todos os pontos e fecha a ideia com todas as premissas de seu empreendimento sustentável.

Porque Empreendimentos Sustentáveis São Importantes Para a Sociedade?

Quando se tem uma sociedade com empreendimentos sustentáveis voltados para ela, com certeza temos a segurança que os recursos naturais estão sendo extraídos de forma consciente e que o que vem sendo tirado da natureza é somente na medida e tempo suficiente para que ela possa se reorganizar.

De acordo com estudos, a situação do nosso planeta é grave devido a quantidade de recursos que a população vem retirando sem atenção. Hoje, o que o planeta produz de alimento, água e ar não vem sendo suficiente para  manter toda a população em meio as altas taxas de crescimento populacional e de volume de consumo. Hoje, precisaríamos de mais ou menos cinco planetas Terra para manter a população de forma correta por alguns anos.

Os números mostram que apenas um terço da população consome todos os recursos para manter o planeta. A ideia de manter empreendimentos sustentáveis é que no futuro, vivamos exatamente de forma contrária, utilizando uma parte apenas de todos os recursos que o planeta produz, de forma não existir escassez de água, comida e ar para ninguém.

Exemplos De Empreendimentos Sustentáveis

Algumas empresas ao redor do mundo vêm se destacando pela sua ideia sustentável e por trabalharem totalmente dentro deste conceito. Claro que o número hoje é bem grande, mas escolhemos algumas para vocês que atuam no nosso país com este conceito.

  • Accor: Não somente fornece produtos mais sustentáveis como também aplica para seus profissionais a ideia. No primeiro dia de trabalho, eles aprendem mais sobre como ter uma vida mais sustentável.
  • Aracruz: Esta é a única empresa florestal do mundo que possui destaque no índice da Dow Jones de Sustentabilidade da bolsa de Nova Iorque. Tem um grande destaque no mercado financeiro.
  • Arcelor: A arcelor investe cerca de 270 milhões de reais em programas voltados para gestão ambiental. Ela também trabalha na redução de consumo de recursos renováveis para a produção de aço.
  • Basf: A Basf mudou totalmente o seu conceito de empresa nos últimos anos. Redesenhando sua estrutura de produção e também os seus conceitos para se adaptar melhor à ideia de sustentabilidade.  Foi uma das pioneiras na ideia.
  • Itaú: O bando Itaú possui um fundo de investimento especial que permite a todo correntista contribuir com doações para organizações não governamentais que neutralizam os gases que destroem a camada de ozônio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *