Dicas Para Reaproveitar a Água da Chuva

Um dos principais problemas que o planeta irá enfrentar no futuro é a escassez de água e uma forma de driblar essa difícil situação é encontrar métodos de conservar o recurso que temos no momento. O reaproveitamento da água de chuvas é uma forma de contribuir para a conservação da mesma além de ajudar na sua economia em dinheiro.

Seja em locais do país em que existe a escassez do recurso ou seja em grandes centros em que a água ainda pode ser encontrada em relativa quantidade é interessante saber como se pode reaproveitar a água da chuva. A seguir vamos dar algumas dicas de como utilizar essa água.

Como Pode ser Feito o Armazenamento da Água da Chuva?

No caso de comunidades a dica é investir em cisternas ou mesmo em tanques subterrâneos para fazer o armazenamento dessa água. Já no caso das residências também é possível armazenar a água da chuva desde que haja calhas para fazer o encaminhamento da chuva.

O papel dessa calha é fazer o direcionamento da água da chuva para uma cisterna ou mesmo para um sistema de tubos. Lembramos que existe a necessidade de usar filtros que ajudem a remover o material que pode vir carregado junto com a água como as folhas de árvores, por exemplo. É importante evitar que esses resíduos entrem junto com a água na cisterna.

Os edifícios também podem fazer o reaproveitamento de água de chuva, mas para que isso seja possível é necessário que seja feito um projeto de um reservatório inferior que precisará ser aprovado pela prefeitura além de ser projetada uma cisterna que seja específica para o reaproveitamento da água da chuva. Nas residências a cisterna deve ficar abaixo de uma varanda, da garagem ou mesmo de uma cobertura quando for possível pelo espaço disponível.

O Uso da Água da Chuva

De acordo com a norma ABNT 15527:2007 a água da chuva não pode ser utilizada para fins potáveis como água para beber, tomar banho, preparar alimentos entre outros. Isso quer dizer que essa água não é própria para o consumo humano. Entretando a água da chuva tem outros usos possíveis dentre os quais estão utilizá-la em vasos sanitários, lavar carros e calçadas, regar o jardim ou a horta, lavar roupas, lavar vidros entre outros.

Como é Feito o Sistema de Reaproveitamento da Água da Chuva

Para que a água da chuva possa ser reaproveitada é necessário captá-la e armazená-la da forma correta. Mostra-se necessário construir uma cisterna que deve ter um filtro antes da entrada da água. Dentro dessa cisterna deve existir um motor que deverá impulsionar a água para o interior do reservatório superior.

No reservatório superior é necessário ter uma bóia elétrica que serve para avisar a cisterna de que está baixo o seu nível e isso vai acionar a bomba d’água para que ela envie água para o local. Quem deseja usar a água para vasos sanitários encontra nesse tipo de reservatório superior a melhor opção. No caso de quem deseja usar a água para regar o jardim a dica é que a bomba seja acionada por uma torneira.

Benefícios de Usar a Água da Chuva

Um dos principais benefícios de utilizar a água da chuva é ajudar o planeta e preservar um dos mais importantes recursos de que precisamos que é a água. Além disso, quando armazenamos a água da chuva estamos contribuindo para diminuir as enchentes. As crianças também se beneficiam aprendendo desde cedo que é muito importante preservar a água.

Como Fazer Um Sistema de Captação da Água de Chuva

Quem gostou da ideia de armazenar a água da chuva, mas achou complexa a ideia do sistema de captação apresentado acima vai gostar de saber que é possível fazer um mecanismo mais simples com produtos bem mais em conta como garrafas PET.

Tutorial de Sistema de Reaproveitamento da Água

Materiais Necessários

  • Tubo de PVC de 50 mm
  • Tela tipo
  • Um tambor para usar como reservatório
  • Uma garrafa PET
  • Tubo de PVC de 100 mm

Como Fazer

Passo 1

Basicamente o que vamos fazer é criar um sistema de captação da água da chuva e o local mais indicado para fazer essa coleta é o telhado da sua casa. É nesse local que a água se concentra em maior quantidade. Para começar você deverá instalar uma calha que passe por todo o telhado e que tenha um cano de PVC adaptado por onde a água irá escoar de forma que esteja a uma altura de pelo menos 50cm do chão.

Passo 2

Em seguida coloque o tambor do lado do cano que vem da calha. Na parte inferior do cano de PVC você deverá encaixar uma garrafa PET com o fundo cortado. Use um adesivo daqueles tipo Durepoxi para fazer a vedação. É bom deixar a tampa da garrafa já que é importante retirar a água que fica acumulada para que não haja a possibilidade de existir uma proliferação de mosquitos da dengue entre outros.

Passo 3

Uma dica para evitar que detritos como folhas e pedras acabem ficando acumulados no reservatório é fazer um buraco de pelo menos 10 cm de diâmetro no cano e colar uma tela por dentro do cano usando Durepoxi. É importante que tenha uma inclinação que torne mais fácil a saída das folhas do seu sistema.

Passo 4

Tenha o cuidado de alguns centímetros para baixo de onde a tela foi colocada fazer mais um fure e encaixar o tubo de PVC de 50 mm. Outro furo deverá ser feito na tampa do tambor para que seja possível unir a outra ponta do seu cano. Para que não hajam vazamentos é importante que os buracos sejam feitos com a mesma medida da espessura do cano, isso também evita a entrada de mosquitos.

Passo 5

Depois disso crie mais um furo dessa vez na parte superior do tambor e instale um tubo de PVC de 50 mm que tenha a ponta interna protegida por uma tela que deve funcionar como um mosquiteiro. Quem achar melhor pode usar um elástico para fixar. A função do tubo é ser o nível para o seu reservatório assim se ele ficar cheio escoará para fora de maneira que evite danos por excesso de água.

Passo 6

Uma torneira deverá ser colocada na parte inferior do reservatório de forma que seja possível retirar a água e esvaziar o reservatório quando necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *