Como Economizar Captando e Reutilizando a Água da Chuva

Você sabia que podemos reutilizar a água da chuva? Através de simples sistemas de captação de água é possível aproveitar a água da chuva. Basicamente para conseguir fazer essa reutilização será necessário usar canos, calhas, filtro e um reservatório.

Dá até mesmo para usar material que sobrou de alguma obra e que está em casa ocupando espaço. Porém, caso seja necessário fazer todo o processo para captar e reutilizar a água da chuva, os gastos iniciais podem ser de R$ 3 mil reais com o uso de uma caixa d’água ou cisterna, filtros e calhas. Esse é um valor aproximativo, que pode variar de cidade para cidade.

Passo-a-Passo Para Captar Água da Chuva

  • Para conseguir economizar água captando e depois reutilizando a água da chuva, como o primeiro passo é necessário fazer a instalação de calhas no telhado. Elas servirão para direcionar a água da chuva para uma cisterna ou tanque (deverá ser um reservatório subterrâneo).
  • O segundo passo é decidir onde essa água da chuva será tratada para poder ser reaproveitada.
  • No sistema que será montado é necessário ter um filtro, grelhas ou telas, ambos acessórios garantem que a sujeira que vem com a água da chuva do telhado fique barrada, como gravetos, folhas e às vezes até mesmo fezes de animais.
  • Quando for escolher o tamanho da cisterna ou da caixa é necessário observar alguns fatores: a área do seu telhado, quantas pessoas vivem na casa, o quanto são constantes as chuvas na cidade onde você vive e para que fim será usada a água captada.
  • Para se ter uma ideia: uma família de 5 pessoas, em Florianópolis, que em média, fica no máximo 10 dias sem chover, precisaria de uma caixa ou cisterna para 2 mil litros de água, como mínimo.
  • Um detalhe importante é que seja cisterna ou tanque é importante fazer a desinfecção da água, pois a filtragem não impedirá que eles cheguem até ela. Para isso, o recomendado é usar raios ultravioleta, ozônio ou cloro. Não tem como fazer essa escolha sem a ajuda de um profissional, que vai orientar levando em conta o custo benefício do que será usado.
  • Com a água tratada é necessário usar uma bomba para levá-la até a caixa d’água, que deve ser separada da água potável que chega até a casa.

Reutilização da Água da Chuva Para Todos os Bolsos

A montagem para economizar captando e reutilizando a água da chuva pode não ser muito barata. Porém, algumas técnicas podem ajudar a reduzir o custo, vale dizer que é inevitável ter que comprar cisterna, filtro, bomba e calhas, mas considerando o que será economizado no futuro. Pode ser que em pouco tempo você tenha de volta o dinheiro gasto no que foi economizado na conta de água.

A água da chuva que é captada é indicada para usar no banheiro, na limpeza da casa, para lavar carro e pode até mesmo ser usada para encher a piscina.

Mesmo em época da baixa temporada de chuvas, como é em agosto, em praticamente todo o país, nesse mês dá para chegar a guardar cerca de 3,5 mil litros de água.

A água também pode servir para regar as plantas, quem tem jardim em casa, pode ser uma boa opção, neste caso, pode-se criar uma ligação direta da água captada com uma torneira para área externa da casa.

Quem não pode ou não quer gastar muito dinheiro para fazer a captação de água que será reutilziada, pode optar por uma forma mais simples, como por exemplo, armazenando no tanque. É necessário limpá-lo muito bem e mantê-lo sempre fechado. Deixar sempre uma mangueira ligada a ele e pronto. Dessa forma, a captação de água será um pouco menor, porém, o custo será bem inferior na hora de criar o sistema, pois não será necessárioa adquirir a bomba, que tem um custo alto e os canos.

Versão Simplificada da Captação de Água de Chuva

Podemos citar um exemplo mais simples e funcional de capitação e reutilização de água da chuva como alternativa para baixar os custos na montagem do sistema. Além disso, é a solução ideal para quem não quer nem pensar na possibilidade de ter que quebrar paredes. Achamos o exemplo de uma pessoa que vive no interior de São Paulo. Para fazer o sistema para pegar a água da chuva e depois utilizá-la na limpeza comprou canos de PVC, tambor e a tela para fazer a filtragem da sujeira que vem com a água.

Os canos de PVC foram conectados na calha, neste caso, não foi necessário comprá-la porque já existia na casa. No tambor, ele mesmo adaptou uma torneira. Ressaltando que o tambor podia armazenar 200 litros de água e da saída dessa torneira, conectou uma mangueira chegando até o quintal. Dessa forma, a limpeza da área externa passou a ser feita com a água da chuva.

Um detalhe importante desse sistema simples é que o reservatório deve ficar sempre muito bem fechado para evitar o mosquito da dengue. E falando de custos, imagine que neste caso, superou pouco os R$100.

A água dessa forma pode ser usada para outras tarefas, como lavagem de roupa e caso falte água, levá-la para limpar o vaso sanitário.

Cuidados Importantes ao Reutilizar a Água Da Chuva

  1. Qualquer tipo de reservatório de água de chuva que você escolha, seja do modo mais simples ou mais complexo, a limpeza deve ser feita em breves períodos. É importante que eles tenham um “ladrão” para escoar a água quando for feita a retirada da sujeira que fica normalmente acumulada no fundo. Essa sujeira também pode ser maior quando a água de chuva vai além da capacidade de armazenamento.
  2. A limpeza depende de quanto tempo a água de chuva fica armazenada. Porém, a desinfecção é sempre a mesma.
  3. A água tratada que chega da distribuição não deve ser misturada com a água de chuva captada pelo sistema de reaproveitamento. É necessário ter duas caixas diferentes.
  4. A dica é pintar torneiras, canos e reservatórios para saber o que é água de chuva e o que é água potável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *