Sobre as Enchentes

Enchentes

As cheias e inundações a que os grandes centros estão sendo submetidos ano a ano, não são novidades para ninguém. Como qualquer ação vinda da natureza, segundo especialistas as cheias são benéficas quando ocorridas num ambiente natural, onde a partir dela todo o ecossistema é renovado, desde a revitalização do solo como o aumento de nova vegetação quanto para a cadeia alimentar. No entanto, quando esses eventos ocorrem num ambiente hostil para a vazão da água, como o que ocorre nos grandes centros urbanos, o efeito é indesejável, causando os mais variados tipos de prejuízos e conseqüentes mortes pela reação de uma força natural contra uma ação modificadora prejudicial de natureza do próprio homem.

Enchentes

Motivos

O que observamos como principais fatores da devastação das enchentes nos centros urbanos são a falta de educação ambiental da população e a desocupação desordenada de área que não provém infra estrutura adequada e que ora serviriam como filtros para que a própria natureza protegesse o cidadão de suas forças. Em países mais desenvolvidos o governo proíbe hoje a impermeabilização completa do solo e são empregados dispositivos auxiliares para que o fluxo das águas seja drenado não só pelas galerias de águas pluviais, mas como também pelo próprio solo, através de trincheiras, telhados verdes e reaproveitamento da água das chuvas em loteamentos. Outra medida que parece insignificante é a educação ambiental da população, através da conscientização da população quanto ao não jogar pequenas quantidades de lixo diretamente nas vias públicas pode parecer utópico, mas é justamente esse tipo de atitude que faz 75% dos entupimentos da rede fluvial, que acarreta na incapacidade de coleta adequada da água e a conseqüente cheia das vias.

Fotos

Soluções

As soluções pertinentes ao problema das cheias passam pela elaboração de um plano contundente de reforma e manutenção do sistema de drenagem, que são medidas a longo prazo, que demandam certo tempo e uma quantia de dinheiro, que sempre será menor ao poder público do que os prejuízos que as indenizações e construção de infra estrutura no amparo às vítimas das enchentes. Outras medidas que devem ser tomadas é a limpeza periódica das galerias fluviais, por menores e inadequadas que sejam, o desassoreamento das margens de rios, retirando todo o lixo que a própria população joga e, claro, a conscientização do povo quanto à não proliferação do lixo urbano. Outro ponto importante é a fiscalização de ocupações irregulares em pontos de riscos, como encostas e das calhas secundárias dos rios, visando evitar os desabamentos que geram muitas mortes a cada ano.

Brasil

Vítimas

É triste perceber que somente a camada menos favorecida da população que sofre com as enchentes, pois é essa faixa que faz as ocupações de áreas de risco, se estabelecem, retiram a vegetação local, que serve de proteção contra erosão, no caso das encostas ou como drenagem natural quando ocupam a calha secundária de rios. Tanto num caso como no outro, as famílias que dali habitam, sofrem ou com a obrigatoriedade de saída caso o rio suba acima do nível normal como pelos deslizamentos, que são mais graves e geram mortes.

3 comentários

  1. Adorei esse site só que eu queria saber como tornar uma enchente nociva ou até mesmo benefica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>