Reportagens Sobre Terremotos

Fenômenos Naturais

É impressionante a quantidade fenômenos naturais que vem acontecendo nos últimos anos em todo o mundo. São tsunamis, furacões e, sobretudo uma grande onda de terremotos. O que nos faz ficar informados é a eficiência e qualidade das informações que nos são passadas através dos noticiários televisivos, jornais e revistas.

As informações contêm uma precisão impressionante, pois o trabalho das equipes de reportagem é muito bem feito, levando ao leitor ou telespectador todos os detalhes e informações acerca do que está ocorrendo. Com a grande onda de terremotos que acontece mundialmente, ou seja, aquele tremor que balança as casas, treme as janelas das casas, as reportagens sobre tais terremotos procuram manter todos informados com transmissões inéditas e com detalhes preciosos. São muitas as revistas e jornais que se empenham na cobertura de tais fenômenos que sempre acontecem, trazendo entrevistas com quem presenciou e imagens diretas do local do acontecido.

Contudo, nem sempre fica exatamente claro tudo o que está sendo apresentado nas reportagens, por isso vamos explicar o conceito de terremoto e outros pontos que são comumente abordados quando se trata desse tema.

O Que São Terremotos?

Terremotos também podem ser chamados de abalos sísmicos e se caracterizam por serem tremores que acontecem na camada mais externa do planeta, a crosta terrestre. Tecnicamente os terremotos nada mais são do que a liberação de uma grande quantidade de energia abaixo do solo que acarreta na acomodação dos blocos de rochas e assim criam os tremores de terra.

O Que é Escala Richter?

Certamente você já ouviu falar a respeito da Escala Richter nas reportagens sobre terremotos. Trata-se de um índice que vai de 1 a 10 e que se refere a intensidade dos tremores de terra. Para determinar em que grau da escala o terremoto está é usado o sismógrafo, um equipamento que detecta e calcula a quantidade de energia que está sendo liberada.

Cada grau nessa escala tem uma diferença de dez vezes às vibrações do grau anterior. Para que fique mais claro um terremoto de magnitude 7 nessa escala tem dez vezes mais energia que um terremoto de magnitude 6 e cem vezes um de magnitude 5. Vale dizer que até hoje nunca houve um abalo sísmico que chegasse ao 10 dessa escala, o mais perto disso foi o terremoto ocorrido no Chile em maio de 1960 que chegou a 9,5 graus.

O Que é Escala Mercall?

Escala Mercall

Escala Mercall

Outra maneira das reportagens sobre terremotos informarem a gravidade dos abalos sísmicos é utilizando a Escala Mercall para ilustrar. Nessa escala o que se avalia são os estragos que o terremoto causou na região atingida. A escala vai de I a VII em números romanos e se refere à destruição e agitação que foram causadas na superfície da Terra. Nesse caso quanto mais raso for o epicentro do terremoto maiores serão os estragos causados na superfície.

O Que é Hipocentro?

Hipocentro

Hipocentro

Basicamente se refere ao ponto abaixo da terra em que acontece o terremoto.

O Que é Epicentro?

Consiste na zona central em que o terremoto se manifesta.

Quais São as Causas dos Terremotos?

Basicamente há três causas possíveis de abalos sísmicos que são: vulcanismo, tectonismo e desabamento.

Desabamento

Os terremotos que costumam ter menor impacto são os gerados por desabamento. Normalmente nesses casos acontece a ruptura ou deslizamento de blocos sedimentares (rochas que costumam ter menos resistência).

Vulcanismo

Podemos dizer que na sequência de intensidade estão os terremotos causados por vulcanismo haja vista que tendem a atingir uma área menor. Os abalos sísmicos são decorrentes de erupção interna de magma ou mesmo dos gases que ficam retidos internamente sob forte pressão. Geralmente não acarretam em efeitos a longa distância.

Vulcanismo

Vulcanismo

Tectonismo

A crosta terrestre é formada por vários blocos que recebem o nome de placas tectônicas sendo que esses blocos podem e entram em colisão eventualmente por se deslocarem em direções opostas. Grande parte dos terremotos acontece em áreas de colisão de placas tectônicas. Se a colisão causar um impacto mais intenso do que as rochas são capazes de aguentar podem ocorrer as chamadas falhas geológicas, embora elas sejam mais comuns em áreas de contato entre duas placas podem ocorrer também em áreas mais estáveis.

Tectonismo

Tectonismo

No momento em que as falhas dão origem a realocação dos blocos rochosos os terremotos acontecem. O principal exemplo, por ser a maior falha geológica do mundo, é a falha de San Andreas, nos Estados Unidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • isso nao tem nada haver com os meus conhecimentos pois as reportagens que eu estou procurando mao e essa
    porcaria de site que feio mas rapaz meio ambiente meu filho ou filha
    rsrsrsrsrs!!!!!!!!!!!!!!

    ester 7 de junho de 2011 0:10
  • cara vc ñ sabe e de nada a gente digita uma coisa e aparece outra q porcaria vcs ñ entendi e nada de terremotos e lembrando o site de vcs e muito fora de tecnologia.

    fabiana 13 de fevereiro de 2012 22:02
  • Agente bota uma coisa e aparece essa porcaria

    Rebeka Souza 10 de abril de 2012 17:56
  • porra eu tenho trabalho a porcaria so monstra só isso o meu trabalho é pra entregar amanha

    beatriz 27 de fevereiro de 2014 15:29
  • nossa comisso é ruim para todo mundo

    hellen 1 de outubro de 2014 20:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *