Qual Foi o Maior Tsunami da História?

O Que é Um Tsunami?

A palavra tsunami tem sua origem do japonês e significa algo como onda de porto. Trata-se de uma série de ondas de água que são causadas pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água. No Oceano Pacífico os tsunamis são comuns já tendo sido registrados 195 eventos desse tipo.

Como os tsunamis movimentam grandes volumes de água e energia podem chegar a devastar as regiões costeiras em que acontecem. O tsunami pode ser gerado por erupções vulcânicas, sismos, explosões submarinas (como, por exemplo, a detonação de artefatos nucleares no mar) além de deslizamentos de terra e outros movimentos que causem impactos acima ou abaixo da água.

O primeiro a relacionar um tsunami com sismos submarinos foi o historiador grego Tucídides. Porém, foi somente no século XX que se teve uma compreensão melhor do que é um tsunami através de algumas pesquisas.

Condições Meteorológicas Para Um Tsunami

Existem condições meteorológicas que corroboram para gerar uma tempestade que recebe o nome de meteotsunami. Dentre essas condições estão depressões profundas que podem gerar verdadeiros ciclones tropicais que acarretam na formação de um tsunami.

O deslocamento se dá pela baixa da pressão atmosférica no centro da depressão e assim as tempestades chegam a costa. Isso pode até parecer com um tsunami, mas na verdade não o são. Nesses casos uma onda gigante inunda vastas áreas de terra como aconteceu, por exemplo, na Birmânia (Myanmar) em 2008.

Qual Foi o Maior Tsunami da História?

A onda considerada como a maior da história aconteceu em 9 de julho de 1958 na baía de Lituya, no Alasca. O tsunami teve início devido a um terremoto (que chegou a marcar entre 7,9 e 8,3 pontos na escala Richter) começou e mexeu com a falha de Fairweather que está localizada a 12 km do local da onda.

Com o terremoto, que atingiu uma área de 400 mil km², cerca de 30 milhões de m3 de terra e pedras foram lançadas ao mar. Foi devido a esse impacto da massa na água que fez com que se levantasse uma onda de 524 metros de altura. Fica mais impressionante imaginar toda essa altura quando comparamos com os 27 metros da maior onda já surfada pelo havaiano Garrett McNamara.

Essa onda foi tal alta que ultrapassa a altura do Empire State com seus 102 andares em Nova York com facilidade. O que dá alento nessa história é que a área atingida é desabitada de forma que ninguém se machucou além da vegetação local.

Outros Grandes Tsunamis

Infelizmente nem todos grandes tsunamis aconteceram em regiões desabitadas como esse no Alasca. A seguir vamos relembrar alguns desses tsunamis que mudaram a história de muitas pessoas e mostraram para a humanidade o poder que a natureza possui.

Tsunami de Krakatau em 1883

O tsunami que aconteceu na Indonésia em 1883 deixou 36 mil mortos e teve como causa uma erupção vulcânica. A onda gigante teve início com a explosão da ilha vulcânica Krakatau, ou Krakatoa que fica na Indonésia. Essa explosão ocorrida em agosto de 1883 foi tão grande que pode ser ouvida na Austrália.

Uma curiosidade é que esse é o som mais alto que o ouvido humano já escutou. Com a explosão o fluxo do vulcão caiu no mar e isso fez com que a ilha entrasse em colapso o que acarretou na formação de tsunamis de até 40 metros de altura. Os tsunamis produzidos pela erupção foram registrados até na península Arábica que está a 7 mil quilômetros de distância do local. Somente em Sumatra e Java foram destruídas mais de 165 aldeias.

Tsunami do Mar do Sul da China em 1782

Esse tsunami vitimou mais de 40 mil pessoas e teve como causa um terremoto. A respeito dessa tragédia não existem muitos relatos, ele foi citado num catálogo russo a respeito de tsunamis que foi publicado em 1964. O tsunami atingiu Taiwan em 1792 e chegou a inundar mais de 120 km de terra.

Terremoto e Tsunami em Lisboa em 1755

O terremoto acompanhado de tsunami que aconteceu em Lisboa, Portugal em 1755 fez mais de 60 mil vítimas. A causa do tsunami foi um terremoto submarino, basicamente um terremoto no Atlântico atingiu o sudoeste de Portugal e fez de Lisboa a cidade mais prejudicada.

Além do terremoto Lisboa enfrentou um grande incêndio. O terremoto causou alguns tsunamis que causaram a destruição de cidades costeiras em países como Portugal, Espanha e Marrocos. Acredita-se que as ondas desse tsunami chegaram a mais de 6 metros.

Relatos da época disseram que o tsunami foi de Lisboa até o rio Tejo e que chegou a uma altura que o fez parecer uma montanha. O medo tomou conta das populações costeiras que tentaram fugir entretanto muitas pessoas não conseguiram escapar.

Erupção Minóica na Grécia Antiga

Acredita-se que essa tragédia vitimou mais de 100 mil pessoas e a sua causa foi uma erupção vulcânica. Esse é o primeiro tsunami da história de que se possui registro e aconteceu em torno de 1.500 a.C. Tudo começou quando um vulcão submarino entrou em erupção na ilha mediterrânea de Thera que também pode ser chamada de Santorini.

Não se tem como afirmar com certeza quantas pessoas morreram nesse tsunami, mas muitos historiadores creditam a tragédia o fim da próspera civilização minóica da Ilha de Creta. Usando evidências geológicas se cogita que as ondas chegaram a mais de 15 metros e que causaram a inundação da costa de Creta.

Acredita-se que a destruição deixada pelo tsunami e a instabilidade que veio depois fez com que houvesse protestos contra a elite da ilha. Depois de algumas gerações a civilização minóica teve fim.

Tsunami no Oceano Índico em 2004

Esse grande tsunami vitimou cerca de 226.000 e teve como causa um terremoto submarino. Trata-se da maior quantidade de vítimas de um tsunami e o quarto maior causado por terremoto. No dia 26 de dezembro de 2004 a costa de Sumatra, Indonésia, foi atingida por um terremoto. Esse terremoto atingiu 9,1 e 9,3 na escala Richter e se prolongou por cerca de 10 minutos.

Como consequência do terremoto foi gerado um tsunami que chegou até a Somália. Na Indonésia foram quase 166 mil pessoas mortas e mais de 35 mil no Sri Lanka. Mais de 2 milhões de pessoas precisaram sair de suas casas na Índia, Tailândia, Sri Lanka, Indonésia, em Myanmar, nas Maldivas e no leste da África.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *