Pluma Vulcânica

A pluma vulcânica é também chamada de coluna de erupção e são as cinzas produzidas durante a erupção explosiva vulcânica. Essas cinzas percorrem muitos quilômetros verticalmente sobre o vulcão e quando ocorre uma erupção grandiosa, muito explosiva essa pluma pode alcançar até quarenta quilômetros de altitude e atravessam a atmosfera.

Essa pluma vulcânica quando atinge a atmosfera são as maiores causadoras de mudanças climáticas em curta duração. É muito comum acontecer o colapso da pluma em uma erupção e quando isso acontece ela passa fica muito densa e não pode ser elevada pelo ar e com isso acabam caindo sobre o vulcão e formam um fluxo chamado piroclástico ou onda piroclástica. Quando as plumas vulcânicas ficam muito carregadas elas causam um grande risco para as aeronaves que atravessam por ela. As cinzam entram no motor da aeronave e faz com que eles parem de funcionar e também fazem com que as janelas não abram, contaminam o combustível e tudo isso acarreta em um grave acidente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ACHO TODAS ESSAS IMAGENS IMPRECIONANTES, MARAVILHOSAS, AS CORES E AS FORMAS COM Q SE PROPAGANDO, É ESPETACULAR, CAUSA DANOS EM MUITOS, PORÉM P MIM NÃO DEIXA DE SER MARAVILHOSO…

    ROSEMARY MARTINS 25 de Maio de 2012 17:58
  • são da natureza e muitas vez acaba com cidades e mais e lidas as cores

    Nomeroineide 16 de setembro de 2012 17:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *