Danos do Aquecimento Global

Aquecimento Global, O Que É?

É uma consequência das alterações climáticas ocorrida nos últimos anos no planeta Terra. É confirmado por várias pesquisas, o aumento da temperatura média global. “Conforme cientistas do IPCC-Painel Intergovernamental em Mudança do Clima- da ONU –Organização das Nações Unidas- o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3ºC e 0,6ºC. Esse aumento pode parecer insignificante, porém é o suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.”

Você Sabe O Que É ?

Você Sabe O Que É ?

Quais São as Causas do Aquecimento Global?

“As causas do aquecimento global são muito pesquisadas”. Há uma certa quantidade da comunidade científica que atribui esse acontecimento, ou melhor, esse fenômeno como um processo natural, confirmando que o planeta Terra está em uma fase se transição natural, um processo dinâmico e longo, saindo da era glacial e indo para a era interglacial, sendo como consequência desse fenômeno, o aumento da temperatura.

Porém as principais atribuições, ou melhor, as principais ações para o aquecimento global, estão relacionadas às atividades humanas, as quais intensificam o efeito estufa por meio do aumento da queima de gases de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural.

“A queima dessas substâncias produz gases  como o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura.” A constante impermeabilização do solo e os desmatamentos também são outros fatores dos quais contribuem de forma significativa para as alterações climáticas.

Conheça As Causas

Conheça As Causas

Quais São as Consequências do Aquecimento Global?

Além do aumento da temperatura, outra grande consequência causada pelo aquecimento global é o degelo. “Segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada”. A camada de gelo desse oceano, nos últimos anos, tornou-se 40% mais fina e a sua área sofreu uma redução de 15% aproximadamente. Outra parte que esta sofrendo com o aquecimento global, são as principais cordilheiras do mundo, pois elas estão perdendo massa de neve e gelo. “As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas”.

Há Soluções Para, ao Menos, Diminuir o Aquecimento Global?

Em busca de soluções, ou melhor, alternativas para diminuir o aquecimento global, 162 países em 1997 assinaram o Protocolo de Kyoto. “No documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012”. Mas, diversos países não se esforçaram nenhum pouco para alcançar a meta, o principal destes é os Estados Unidos.

Além do Protocolo de Kyoto, houve a Conferência de Bali, e a Conferência de Copenhague-COP-15. Conferência de Beli, foi realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro do ano de 2007 na Ilha Bali, na Indonésia. Onde a Conferência da ONU, em relação as mudanças climáticas, acabou com um avanço positivo, pois os Estados Unidos concordou com a posição defendida pelos países mais pobres. ”Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.”

A Conferência das Nações Unidas em relação as mudanças climáticas Copenhague, ocorreu na cidade de Copenhague, Dinamarca entre dos dias 7 e 19 de dezembro do ano de 2009. Onde reuniu lideres de diversos países, com o objetivo de tomarem medidas para evitar o aquecimento global e as mudanças climáticas. ”A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas praticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente a União Europeia e os Estados Unidos, e os que estão em processo de desenvolvimento, principalmente a Índia, o Brasil, África do Sul e a China.”

Em Relação Aos Países, Quais São os Principais Emissores?

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito estufa são os Estados Unidos, China, Japão, Canadá, Índia, Rússia, Canadá, Coreia do Sul, Alemanha, Reino Unido e o Brasil.

Danos ou Consequências do Aquecimento Global

Além do degelo e do aumento da temperatura, há outras consequências do aquecimento global como, o aumento do nível dos oceanos, a alteração do regime das chuvas e inundações, a desertificação, a redução da biodiversidade, intensidade as seca em locais determinados, escassez de água, tempestades, perda de áreas férteis para a agricultura, furacões, além da disseminação de doenças como malária, febre amarela e esquistossomose. Os danos causados pelo aquecimento global são diversos, e podem ser irreversíveis à humanidade.

“Portanto, o aquecimento global possui consequências extremamente negativas para a vida de TODAS as espécies do planeta. Assim, são necessárias medidas para amenizar o processo de alteração climática, por exemplo, a redução da emissão de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa, assim, garantindo, uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza”.

Aquecimento Global no Brasil – Consequências

O Brasil está entre os países mais prejudicados com o aquecimento global. Porém, o que especificamente poderá acontecer aos brasileiros, devido ao aquecimento global no médio e longo prazo?

“Segundo o membro da Convenção das Nações Unidas para Combate da Desertificação, Heitor Matallo, um ciclo puxa o outro. Se o meio ambiente no Brasil, já é degradado por meio de erosões e desmatamentos, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas. Com o avanço da temperatura global, será quase impossível viver nessas áreas em curto prazo, mas não impossível, uma vez que o corpo humano se adapta conforme as necessidades. Com isso, o ecossistema desta região ficará totalmente desequilibrado, permitindo a extinção de várias espécies de animais”.

“A organização Mundial da saúde, atribuiu à modificação do clima 2,4% dos casos de diarreia e 2% dos casos de malária em todo o mundo. No caso do Brasil, a dengue poderá provocar uma epidemia nas regiões alagadas, e ate mesmo nas regiões planálticas, resultado da falta de definição das estações. Além disso, as ondas de calor, que com o fenômeno irão aumentar em proporção e intensidade, serão responsáveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo, no Brasil isso também será uma realidade”.

Apesar da incidência de furacões, a qual é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso esta aos poucos acontecendo, principalmente na região Sul, onde o furação Catarina, teve ventos que variavam dentre 118 km/h a 152 km/h.

Talvez o primeiro e grande passo para a solução desses problemas, seja a conscientização. Dessa maneira, a ideia de que não temos o direito de arruinar a vida de nossos descendentes, e de que não somo a ultima geração do planeta, deve proliferar em todos os níveis da sociedade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *