Como se Forma uma Tempestade Tropical?

A nossa natureza apresenta constantes alterações climáticas devido ações insustentáveis, o que contribui para formação de furacões, ventania entre outros fenômenos do tipo. Conhecer um pouco sobre esses fenômenos é bem interessante não apenas para nos deixar a par sobre o que anda acontecendo com o nosso planeta, mas também para sabermos exatamente como acontece tal fenômeno e a partir daí, se sofremos com algum deste, sabermos como nos defender.

Se perguntarmos para você o que é uma tempestade, a resposta com certeza será imediatamente relacionada à chuvas fortes e desastres ecológicos. De fato o conceito de tempestade não passa longe disso, elas são fenômenos atmosféricos caracterizados por muitas chuvas, ventos fortes, relâmpagos, trovoadas e muitos raios, por isso que popularmente é chamada de tormenta.

Muitos países, principalmente os que se localizam nos trópicos sofrem bastante com tempestades fortes, então para que você entenda melhor o que são e como se formas as tempestades tropicais, vamos explicar mais detalhadamente utilizando exemplos desses fenômenos que já aconteceram ao redor do mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=Lgo0Is-UDtM

Como se Forma uma Tempestade Tropical?

Podemos dizer que tempestades tropicais são tornados moderados. Os ventos desse fenômeno podem chegar a 253 quilômetros por hora, onde nessa intensidade já são considerados perigosos e passiveis a causar danos. Ventos considerados “normais” devem ser de velocidade até 179 quilômetros por hora. Para que ocorra uma tempestade tropical, é necessário que haja o aquecimento das águas no Oceano Atlântico. Esse aquecimento deve está acima de 25 graus onde a profundidade da água deve ter em média 60 metros de fundura. Dessa forma, a massa de ar quente que é formada devido esse aquecimento tende a elevar-se e a massa de ar frio da atmosfera, com a pressão sofrida pela anterior, tende a descer. Essa troca de massas de ar faz com que ventos muito fortes formem-se na região.

Como o nosso planeta encontra-se em constante rotação, os ventos que se formaram passam a circular em movimentos anti-horário que podemos chamar de furacões, mesmo eles não sendo tão intensos à principio. Com a alta pressão da atmosfera, esses furacões passam a se movimentar em direções tomadas de acordo com os ventos.

Esse tipo de tempestade é muito comum nos Estados Unidos, principalmente entre o dia 1º de junho e 30 de novembro.

Tempestades Tropicais que Viraram Notícia

Algumas tempestades tropicais viraram notícia no mundo inteiro devido sua intensidade ou os danos causados. Separamos algumas entre mais recentes e mais antigas para que você possa conhecer melhor.

Tempestade Wukong

Essa tempestade é bem recente e atingiu a região central das Filipinas em dezembro do ano passado. A tempestade chegou no local no dia 25 de dezembro e permaneceu por mais dois dias, causando 11 mortes e vários desaparecimentos. Segundo autoridades do local que cuidou dos mais de 16 mil desabrigados, alertou o fato do índice de morte não ter sido elevado devido outro fenômeno ter passado recentemente pela mesma região.

O tufão Bapho que tinha atingido a região em novembro, fez com que muitas pessoas abandonassem suas casas  e mudassem temporariamente até tudo estar normalizado. Este causou mais de 1 mil mortes e 800 desaparecimentos.

Tempestade Ofel

Essa tempestade também atingiu a região central das Filipinas, porém no mês de outubro do ano passado. Na passagem da Son Tinh, nome internacional que ganhou a tempestade, quase 70 mil pessoas foram atingidas onde 15 mil destas, tiveram que recorrer a abrigos dos governo. A situação de agravou mais ainda por existiam apenas 97 desses abrigos, já que o governo não esperava que a tempestade viesse com tanta intensidade.

Foram registradas 24 mortes nas regiões de Tagalog do Sul, Bicol, Visayas Central, Visayas Oriental e Socksargen. O prejuízo causado pela tempestade tropical passou dos 880 mil dólares.

Tempestade Isaac

Essa tempestade atingiu a República Dominicana e o Haiti em agosto do ano passado matando 22 pessoas nos dois locais. Ele ganhou muito destaque na mídia na época por três fatores alertas. O primeiro foi que devido o deslocamento da tempestade em direção á Flórida, fez com que a Convenção Republicana em Tampa, que iria acontecer na mesma cidade, fosse cancelada por medidas de precaução. O segundo motivo de ter chamado atenção foi o deslocamento também em direção à cidade de Nova Orleans que sofreu com o furacão Katrina, sete anos antes e ainda não conseguiu se reerguer por completo. O terceiro motivo é que como previsto, dias depois dessa tempestade ter deixado a República Dominicana e o Haiti, ela se transformou em um furacão de escala 1, considerado o de menor intensidade.

Furacão Sandy

Esse furacão ficou conhecido mundialmente pela força com que atingiu os Estados Unidos em outubro do ano passado. Estamos citando esse fenômeno aqui, porque ao contrário do que aconteceu com a tempestade Issac, o furacão Sandy desceu a escala para tempestade logo depois de ter passado por algumas regiões norte americanas.

Os ventos dessa tempestade chegaram a 110 quilômetros por hora e atingiram a costa leste dos Estados Unidos completamente. Já com o status de tempestades, foi renomeado para Frankenstorm, em referência à data comemorativa do Halloween. Enquanto furacão fez fez 44 mortos nas Caraíbas: um na Jamaica, um nas Bahamas, 29 no Haiti, 11 em Cuba e dois na República Dominicana.

Como se Proteger de Tempestades Tropicais

Sabendo a existência de uma tempestade tropical, o mais indicado é evitar ficar em locais que estejam propensos a desabamentos. Como o governo é previamente alertado, o poder público se responsabiliza por providenciar abrigos seguros e os moradores da região atingida devem se dirigir à esses locais. Muitas pessoas deixam para se proteger apenas quando a tempestade chega ao local, o que faz com que o perigo de morte aumente muito mais.

Caso haja possibilidade de mudar-se para outra região, abrindo assim, espaço para outras famílias nos abrigos do governo, faça-o. Muitas tempestades tropicais atingem áreas isoladas, então muitas vezes um deslocamento para regiões próximas resolve a situação. Evite também dirigir ou permanecer nas ruas enquanto a tempestade atinge a sua cidade. Como elas mudam constantemente de direção, depois que atingem um local, não se tem previsão mais de como agirá, somente para onde irá após alguns dias.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *