Aumento do Nível do Mar: Características Gerais

Os níveis do mar em todo o mundo aumentam. Média atual afeta populações humanas e do meio ambiente natural (por exemplo, os ecossistemas marinhos). Entre 1870 e 2004, o nível médio subiu 195 milímetros. De 1950 a 2009, as medições mostram a elevação anual em 1,7 ± 0,3 milímetros por ano, com dados de satélite que evidenciam aumento 3,3 ± 0,4 milímetros por ano, de 1993 a 2009, ritmo rápido de crescimento além do que o estimado de modo anterior. Não está claro se a taxa de aumento reflete ao crescimento na tendência ao longo prazo.

.

Dois fatores principais contribuíram ao aumento do nível. O primeiro está na expansão térmica: O oceano, como a água se aquece, se expande. A segunda representa a partir da contribuição de gelo em terra devido ao aumento da fusão. A maior loja de água na terra se encontra em geleiras e camadas de gelo. Elevação consiste em várias linhas de evidências que apoiam o olhar de que o clima esquentou de modo recente. A comunidade mundial dos cientistas climáticos confirma que ações induzidas por homem correspondem ao aumento do nível do mar que se observou na segunda metade do século XX.

Aumento do Nível do Mar

Aumento do Nível do Mar

Aumento do nível do mar deverá continuar durante séculos. Em 2007, IPCC projetou que durante o século XXI o nível do mar vai subir de 18 a 59 cm, mas esses números não incluem as incertezas das respostas do ciclo de clima de carbono, ou mesmo deixam de ter os efeitos das mudanças no fluxo de camada de gelo. Projeções do Conselho de Pesquisa Nacional dos EUA sugerem que o possível nível do mar deve subir ao longo do século XXI, entre 56 e 200 cm.

Nível Médio do Mar Local: LSML

LMSL é definido como a altura do mar em relação à referência de terra, em média, durante um período de tempo (tal como um mês ou o ano) de comprimento suficiente para que as flutuações causadas por ondas e marés sejam suavizadas. Necessário ajustar as mudanças percebidas para dar conta de movimentos verticais da terra que pode permanecer da mesma ordem (mm / ano) como as mudanças do nível do mar.

Mudanças de Longo Prazo

Nível do Mar

Nível do Mar

As duas principais influências são a temperatura (porque a densidade da água depende do clima) e a massa de H2O presa na terra e no mar, como água nos rios, lagos, geleiras, calotas polares e gelo marinho. Durante certo tempo os prazos geológicos trouxeram mudanças na forma de bacias oceânicas e à distribuição de terra-mar que afeta o nível do mar.

Geleiras e Calotas Polares        

A cada ano cerca de oito mm de precipitação (equivalente líquido) recai sobre os lençóis de gelo na Antártida e da Groenlândia, a maior parte com neve que se acumula ao longo do tempo e forma o gelo glacial. Grande parte da precipitação começou como o vapor de água evaporada da superfície do oceano. Se não houver gelo de volta aos oceanos, o nível do mar cairá oito milímetros por ano.

As mudanças climáticas durante o século 20 foram estimadas a partir de estudos de modelagem a terem levado a contribuição de entre -0,2 e 0,0 mm / ano a partir de Antártica (os resultados de aumento da precipitação) e 0,0 a 0,1 mm / ano a partir da Groenlândia (com mudanças na precipitação e escoamento).

Estimativas sugerem que Groenlândia e Antártica contribuíram para o aumento de 05 mm ao ano ao longo do século 20 como resultado de ajuste de longo prazo para o fim da última era glacial. A subida da corrente do nível observada a partir mareógrafos, de 02 mm / ano, está dentro da faixa de estimativa a partir da combinação dos fatores, mas continua com a investigação ativa no campo.

Em 1992, os satélites começaram a gravar a mudança no nível do mar por exibirem a aceleração da taxa de variação do nível do mar, mas que não estão operando por tempo suficiente para descobrir se isso sinaliza uma mudança da taxa permanente ou um artefato de variação de curto prazo.

Variabilidade de Curto Prazo    

Na escala de tempo de anos e décadas, os registros do nível do mar contém uma quantidade considerável de variabilidade. Por exemplo, um aumento de 10 mm e queda do nível médio mundial acompanhou oscilação do El Niño entre 1997 e 1998. Queda temporária cinco milímetros acompanhou o evento de 2010-2011

Histórico: Evolução do Nível de Mar e o Sobe e Desce

Depósitos sedimentares seguem padrões cíclicos. Teorias prevalecentes sustentam que o ciclo representa em principal na resposta de processos de depósitos para a ascensão e queda do nível do mar. O disco de rocha indica que em épocas anteriores o nível do mar era menor do que hoje. Tais anomalias por vezes aparecem em todo o mundo. Por exemplo, durante as profundezas da última era do gelo, 16 mil anos antes de Cristo, quando centenas de milhares de quilômetros cúbicos foram empilhadas nos continentes como geleiras, com o nível do mar acima de 120 metros mais baixo, locais que recebem apoio de recifes de coral.

. Durante esse tempo o baixo nível do mar havia conexão de terra seca entre Ásia e Alaska sobre o qual os seres humanos migraram para a América do Norte. Durante os últimos 6.000 anos, o nível do mar do mundo de modo gradual se aproximou do nível atual. No período interglacial o nível do mar tinha curto período de cerca de 6 metros (20 pés), faixa elevada além do que no século XX, como evidenciado por entalhes da onda de corte ao longo dos penhascos na Bahamas.

Marégrafos nos Estados Unidos revelam variáveis consideráveis porque áreas de terra sobem e afundam ao mesmo tempo. Por exemplo, ao longo dos últimos 100 anos, a taxa de aumento do nível do mar variou de alta de 0,36 polegadas (9,1 mm) por ano ao longo da costa da Louisiana (devido ao afundamento de terras) à queda de centímetros por década em partes do Alaska (por causa recuperação pós-glacial). A taxa aumentou durante o período de 1993-2003 ao comparar com a média de longo prazo (1961-2003), embora não esteja claro se a taxa reflita variação ao curto prazo ou no aumento na tendência de longo prazo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *