Rizipiscicultura

A agricultura é uma atividade com grande importância econômica, social e também cultural para o homem moderno, pois foi somente quando o homem descobriu que podia plantar e colher o seu próprio alimento, que deixou de ser nômade e começou a formar as primeiras aldeias.

Inserida num contexto social, cultural, econômico, tecnológico, político e ecológico é ainda hoje uma das mais importantes atividades humanas, motivo pelo qual se buscam sempre novos conhecimentos, incrementando o potencial agronômico buscando sempre produzir mais com custos menores. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a prática da rizipsicultura.

Histórico

A rizipiscicultura é uma prática secular no oriente, onde acredita-se que surgiu há mais de mil e quinhentos anos no sudeste asiático e na Índia. No Japão essa cultura evoluiu muito ao longo dos anos, no entanto a partir da década 70 diminuiu muito perdendo espaço com a expansão da agricultura e da riziranicultura. Atualmente a Índia, a Malásia, a Indochina, a China continental, Madagascar, Itália e Japão se destacam como os principais países que cultivam arroz e peixe de forma consorciada.

Pratica

Nos Estados Unidos a rizipiscicultura foi implementada na década de 50, e atualmente se destacam os estados do Texas, Louisiana e Mississipi e na América do sul e na América Central essa pratica iniciou-se na década de 70, destacando-se no Brasil o estado de Santa Catarina.

A Técnica da Rizipiscicultura

A rizipiscicultura é associação da rizicultura (plantação de arroz) com a pscicultura (criação de peixes) em um mesmo espaço. Na rizipiscicultura o arroz irrigado é plantado em quadros ou tabuleiros e a produção de arroz é o principal foco, ou seja, o principal produto, enquanto a produção de peixes é complementar a esta. São cultivadas diversas espécies de peixes, e o seu manejo depende das espécies de peixe utilizadas.

Criação

Em Santa Catarina, assim como em São Paulo e outros lugares do mundo é muito utilizado o policultivo, ou seja, a estocagem de diversas espécies de peixe no mesmo ambiente, possível em virtude dos hábitos alimentares diferentes das espécies, obtendo um aproveitamento mais eficiente da oferta de alimentos naturais disponibilizados pela associadas das duas culturas.

Rizipiscicultura e a Sustentabilidade Agrícola

A rizipiscicultura é uma técnica que se destaca pela utilização racional da área agrícola, especialmente da água, um dos recursos naturais mais importantes de nosso planeta, favorecendo a manutenção das reservas de água naquelas regiões onde há o cultivo de arroz.

Plantação

Outro fator que favorece e vai de acordo com os conceitos de sustentabilidade agrícola é que com a estocagem dos peixes nas plantações de arroz estes se alimentam das ervas daninhas e outras pragas que se desenvolvem nessas lavouras, diminuindo de forma substancial o uso de herbicidas e a utilização de outras práticas para eliminar esses invasores que prejudicam a produtividade das lavouras.

Esse aspecto também contribui para diminuir o custo destas lavouras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito bom, parabéns, vou fazer um trabalho sobre esse tema, no meu curso de agropecuária.

    camila silva 11 de novembro de 2015 17:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *