Plantas Comestíveis

Plantas Usadas ComoTemperos

Uma pesquisadora descobriu, uma planta típica do estado de Minas Gerais, comestível e que pode ser usada como tempero para a comida. Pouco conhecidas nos centros urbanos, ervas como almeirão,serralha,erva de Santa maria, Mentruz, taioba e ora-pro-nobis, são bem conhecidas por pessoas que moram no interior das grandes cidades.

Dificuldade em Encontrar as Plantas nas Metrópoles

Nos grandes centros urbanos é tarefa muito difícil, encontrar essas ervas e plantas comestíveis em feiras e mercados locais. Normalmente, os comerciantes não querem vendê-las, ou por desconhecê-las ou porque acham que pela baixa demanda, não terão lucro em comercializá-las.

No entanto, alguns profissionais especializados em nutrição, demonstraram interesse em resgatar essa gastronomia tradicional, procurando as plantas comestíveis, nos parques e praças das grandes cidades brasileiras.

Cuidados na Identificação das Plantas

Os profissionais encontrarm nas praças da capital paulistana, ervas e plantas medicinais como, serralha, almeirão roxo, taioba,erva de santa maria,beldroega,serralhinha, caruru-do-reino, dente-de-leão e mentruz.

Almeirão

No entanto, os especialistas tiveram todo o cuidado, para checarem se as ervas, eram realmente comestíveis, procurando referências bibliográficas, nomes científicos e fotos para verificarem com todo o cuidado, se essas plantas encontradas não trariam riscos à saúde das pessoas. Todas elas foram colhidas, catalogadas e apresentadas em uma palestra, onde a especialiasta mostrava que 1/4 de todas as plantas colhidas e apresentadas no evento tinham sido colhidas nas ruas.

Pesquisa de Receitas

A nutricionista que ficou responsável pela catalogação das plantas, também fez pesquisas para descobrir receitas que poderiam ser feitas com elas. Como exemplo, o mentruz, segundo a especialista, tem um sabor muito parecido com o da mostarda, podendo ser utilizado no pão ou em outro tipo de alimento.

Sabor

Outros modos de preparo das plantas,seria o uso da beldroega em polentas ou angu de milhos, quiche de caruru verdadeiro, pelo sabor parecido com o do espinafre,e em carnes de porco a maria-gondó pode ser aproveitada, na planta serralhinha ou bela emília, a florzinha que dá nela, pode ser usada para fazer bolinhos, e sua planta consumida como polenta.

Cuidados na Utilização das Plantas

Para fazer um nhoque, o talo, a folha e o tubérculo da taioba que são todos comestíveis podem ser utilizados. No entanto, os especialistas advertem que é muito importante, conhecer e observar a folha da taioba, pois há uma espécie que é venenosa.

Conhecer

A espécie comestível possui as folhas na cor verde-claro, e o talo e a folha, possuem nervuras claras no formato da letra Y,e lobos onde começa o talo. Os profissionais orientam que em caso de dúvida, o melhor é não comê-las, ou então aferventar bem e depois refogar a planta.

Alerta dos Especialistas

Pesquisadores da área alertam que, as pessoas devem ter muito cuidado antes de colher as plantas que julgam comestíveis e comê-las indiscriminadamente, pois existem algumas que podem causar vários riscos, para a saúde da pessoa que usa as ervas sem conhecer sua procedência, e se de fato pode ser usada para fins culinários.

Salete Dias

5 comentários

  1. Bom dia,
    Gostei muito deste site com boas orientações e lindas fotos. Se puderem me ajudar, nasceu no meu quintal um pé de Caruru gigante, com folhas que medem 12cm ou mais. Já comi muito caruru quando criança, mas este Caruru não sei se é comestível. Se necessário, posso tirar e enviar foto. Dese já fico agradecida.
    12/12/2011 – Americana SP

  2. Oi, gostei muito da matéria e acho muito interessante o fato de querermos aprender e repassar conhecimentos sobre plantas comestiveis que encontramos com muita facilidade em parques e até mesmo calçadas,não é aconselhavel comer plantas de vias publicas, mas podem ser plantadas no nosso jardim. Bem a verdade é que gastaria de conseguir mais informações sobre a planta da primeira foto que publicaram e intitularam como almeirão. Sou do RS e aqui conhecemos como “alface ou couve chinesa” e tambem como “salada de gringo”. Se puderem me dizer onde posso encontrar mais informações sobre esta planta agradeço.

  3. o chatise prefiro os simpisoms

  4. adorei a sua pagina mas quais são as plantas comestives sem ser brocolis alcachofra e colve – flor

  5. expedita dos santos brandao

    gostaria de adquirir sementes ou mudas de plantas comestiveis tenho ora pro nobis e uso muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>