Plantas Comestíveis

Quem gosta de cuidar do jardim e variar os ingredientes que leva ao prato todos os dias precisa conhecer mais sobre as espécies de plantas comestíveis. Há uma série de plantas que além de uso decorativo podem ser levadas a mesa fortalecendo a sua saúde. Escolher criteriosamente o que fará parte da sua dieta é uma forma de adotar um estilo de vida mais saudável. Então que tal conhecer um pouco mais sobre as espécies de plantas comestíveis que podem fazer parte do seu jardim e do seu cardápio?

Plantas comestíveis que podem fazer parte do seu jardim

Plantas comestíveis que podem fazer parte do seu jardim

Conheça Espécies de Plantas Comestíveis

A seguir listamos algumas das principais plantas que podem ser levadas para a cozinha fortalecendo a sua alimentação.

Plantas e vegetais são ótimos para a saúde

Plantas e vegetais são ótimos para a saúde

Planta Comestível: Aroeira-Pimenteira (Schinus terebinthifolia)

O fruto dessa árvore tem aparência de uma frutinha rosa delicada que pode ser usada para temperar saladas e verduras adicionando mais personalidade aos seus pratos. Há algumas receitas de geleia que usam essa pimentinha como base. Uma dica interessante é que as folhas dessa planta tem propriedades medicinais para o tratamento de alguns problemas de pele, para isso você deve fazer banhos, emplastros e pomadas.

Planta Comestível: Manjericão (Ocimum basilicum)

Uma planta que pode ser cultivada com facilidade em jardins podendo ser plantada em vasos ou canteiros. Funciona bem em jardins internos e externos, mas tenha atenção para que essas plantas devem ficar em lugares ensolarados e longe do vento. Enquanto planta ornamental possui uma linda folhagem sem contar o seu aroma incomparável. Do ponto de vista de alimento complementa bem pratos como sopas, massas e até carnes. O cuidado mais importante é regar em abundância, em especial durante as estações mais quentes como o verão e a primavera.

Ocimum basilicum

Ocimum basilicum

Planta Comestível: Picão/Carrapicho (Bidens pilosa)

As folhas que compõem essa planta podem ser consumidas na forma de salada, o seu chá é reconhecido como tendo grande poder de tratamento de problemas hepáticos.

Planta Comestível: Jaracatiá/Mamoeiro do Mato (Jaracatiá spinosa)

Os frutos dessa árvore são bastante semelhantes em aparência ao mamão e em sabor a manga ou maracujá. Quando estão verdes podem ser usados para fazer geleia e quando maduros podem ser ingeridos in natura. O leite proveniente da planta tem características cáusticas podendo acarretar em quadros alérgicos em alguns indivíduos. É uma planta nativa da Mata Atlântica.

Jaracatiá spinosa

Jaracatiá spinosa

Planta Comestível: Dente-de-Leão (Taraxacum officinale)

Uma planta conhecida por sua aparência e que pode ser uma excelente opção para se ter em seu prato também. As flores dessa planta podem ser consumidas in natura como salada ou ainda em pratos crus. A facilidade para ingerir as flores e incluí-las no cardápio é um dos motivos que fazem dessa uma excelente escolha dentre as flores comestíveis.

Planta Comestível: Lavanda (Lavandula)

Dotada de um aroma único e marcante, a lavanda, pode ser consumida tanto na forma de chás como na adição de massas de biscoitos e doces. Para quem está adotando uma dieta mais saudável com receitas integrais recomendamos que experimente adicionar um pouco de lavanda ao preparo.

Lavandula

Lavandula

Planta Comestível: Capuchinha (Tropeoalum majus)

De uma beleza bastante particular com suas fabulosas flores essa planta se adapta bem a solos arenosos. Além da beleza as flores dessa planta se destacam por serem bastante saborosas quando usadas para preparar saladas e sucos. Uma boa aposta para quem deseja ornamentar o jardim e ter uma saborosa opção para o prato.

Planta Comestível: Coentro (Coriandrum sativum)

Na culinária o coentro tem uma grande variedade de usos, seu sabor se destaca como tempero podendo ser utilizada para acompanhar frutos do mar, carnes, saladas, ensopados entre outros. Trata-se de uma planta que precisa de algumas horas de sol durante o dia. Quem for cultivar em vasos deve dar atenção para que se tenha espaço suficiente para o crescimento da raiz.

Coriandrum sativum

Coriandrum sativum

E as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)?

Quando se fala a respeito de plantas comestíveis é importante dedicar um espaço também para as opções não convencionais, as PANC. Nos últimos tempos se tem falado mais a respeito dos benefícios nutricionais e de sabor que essas plantas oferecem. Depois de longos anos com a má fama de serem daninhas, muitas dessas espécies, estão compondo o prato de mais brasileiros que buscam pelo fortalecimento da sua saúde.

Plantas Alimentícias Não Convencionais

Plantas Alimentícias Não Convencionais

PANC: Peixinho (Stachys byzantina)

O nome popular dessa PANC se deve ao fato de que quando as suas folhas são empanadas e fritas têm textura e sabor semelhante ao do peixe.

PANC: Tagete (Tagetes filifolia)

Reconhecida por seu odor semelhante ao de anis, essa planta, pode ter suas folhas usadas para fazer chás ou condimentos para pratos como sopas. A flor da Tagete também pode ser consumida, nesse caso na forma de salada.

Tagetes filifolia

Tagetes filifolia

PANC: Saião (Bryophyllum pinnatum)

Trata-se de uma planta bastante difundida na medicina popular para o tratamento de problemas como gastrites e úlceras. É possível incluir essa planta em sua rotina alimentar in natura na forma de saladas ou então como suco verde (nesse caso batida juntamente com limão e água).

PANC: Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

Trata-se de uma planta muito conhecida em Minas Gerais sendo cultivada no quintal de muitas famílias. O seu principal ponto positivo é ter 25% de sua composição de proteína vegetal. Podem ser consumidos suas flores, folhas e frutos, todos nas versões cozidas ou cruas.

Pereskia aculeata

Pereskia aculeata

PANC: Tansagem (Plantago major)

Uma planta versátil no que diz respeito as possibilidades culinárias começando por suas sementes que podem ser usadas para substituir o gergelim em cima de pães, por exemplo. As folhas apresentam sabor semelhante ao do espinafre e podem ser refogadas, cozidas, empanadas ou branqueadas (processo em que as folhas são cozidas e então jogadas na água fria).

Informação é Fundamental

Antes de começar o cultivo e consumo de qualquer planta é importante ter informações quanto as suas características e se tem qualquer possibilidade de serem venenosas. Mesmo que uma planta não seja necessariamente tóxica pode representar um risco se causar qualquer tipo de reação alérgica adversa.

Algumas plantas podem causar alergia

Algumas plantas podem causar alergia

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia,
    Gostei muito deste site com boas orientações e lindas fotos. Se puderem me ajudar, nasceu no meu quintal um pé de Caruru gigante, com folhas que medem 12cm ou mais. Já comi muito caruru quando criança, mas este Caruru não sei se é comestível. Se necessário, posso tirar e enviar foto. Dese já fico agradecida.
    12/12/2011 – Americana SP

    Terezinha Oliveira 12 de dezembro de 2011 13:10
  • Oi, gostei muito da matéria e acho muito interessante o fato de querermos aprender e repassar conhecimentos sobre plantas comestiveis que encontramos com muita facilidade em parques e até mesmo calçadas,não é aconselhavel comer plantas de vias publicas, mas podem ser plantadas no nosso jardim. Bem a verdade é que gastaria de conseguir mais informações sobre a planta da primeira foto que publicaram e intitularam como almeirão. Sou do RS e aqui conhecemos como “alface ou couve chinesa” e tambem como “salada de gringo”. Se puderem me dizer onde posso encontrar mais informações sobre esta planta agradeço.

    RAFAEL MORAES 29 de março de 2012 1:23
  • o chatise prefiro os simpisoms

    merda fedorenta 22 de maio de 2012 22:38
  • adorei a sua pagina mas quais são as plantas comestives sem ser brocolis alcachofra e colve – flor

    milena 19 de setembro de 2013 14:17
  • gostaria de adquirir sementes ou mudas de plantas comestiveis tenho ora pro nobis e uso muito

    expedita dos santos brandao 3 de outubro de 2014 18:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *