Como Efetuar Um Plantio e Obter Sucesso

Quando estamos na escola aprendemos algumas teorias sobre a natureza e a agricultura e em muitas escolas, existe a política de conscientizar seus alunos quanto ao plantio de mudas para deixar o ambiente mais verde e melhorar a qualidade de nossas vidas. Com o tempo crescemos e por mais insignificantes que essas aulas primeiramente aparentam, elas possuem uma didática bem eficiente e podem resultar em profissionais de belíssima qualidade quanto ao plantio de diversas espécies de plantas.

Como Efetuar Um Plantio e Obter Sucesso

Como Efetuar Um Plantio e Obter Sucesso

Cultivar uma mudinha no jardim já faz um diferencial enorme para quem quer aprender a fazer cultivos maiores. Quando se resolve então cultivar espécies em larga escala, e isso é feito com frequência entre aqueles que entram no ramo da agricultura para consumo próprio ou para o comércio, ter uma colheita bem feita é muito importante. Acontece que nem sempre é tão simples assim.

Então que tal aprender um pouco melhor sobre como você pode ter uma colheita bem sucedida e de zero prejuízo? Existem poucos, mas importantes aspectos que muitas vezes são esquecidos, principalmente se você é um agricultor de primeira viagem.

Imagem de Amostra do You Tube

De Pequena a Grande Escala

Se você ainda não conhece a espécie que vai cultivar, não adianta sair plantando uma centena de mudas, pois você pode acabar com um grande prejuízo. O ideal é que comece como um pequeno jardineiro, cultivando poucas mudas de determinada planta e quando observar todos os aspectos sobre tempo para brotação, quantidade de regas, adubo, fertilização entre outras necessidades básicas de uma planta e a partir de então começar a investir de fato nesse tipo de cultivo.

Se o seu terreno é grande, o que pode ser feito é separar alguns poucos lotes de terra para cultivar aquele tipo de planta. Se de primeira você não sentir nenhuma dificuldade e sua planta crescer bem, daí aumente a escala até chegar no número que deseja. Esse cuidado vai evitar você de perder uma plantação inteira por não conhecer as necessidades básicas de tal espécie.

De Pequena a Grande Escala

De Pequena a Grande Escala

Estude

Estudar sobre cada planta que você quer cultivar faz toda diferença sim. Quando você conhece a espécie, vai conseguir observar possíveis problemas desde cedo e isso facilita para que a sua plantação seja bem sucedida. Hoje já existem diversos cursos voltados para a área de plantio em todo o Brasil, oferecidos pelas universidades federais. Existem ainda as apostilas online que apesar de não ter o mesmo peso de um curso, conseguem dar uma boa direção sobre o cultivo e também seus principais cuidados.

Parta do princípio sempre que cada planta possui uma necessidade diferente e com isso, você irá sempre ter que dispor de tempo e atenção diferente para cada uma dessas espécies, assim como tempo de cultivo, ciclo de vida diferente entre outros detalhes. O que você pode fazer para não se perder no princípio é buscar sempre plantas com as mesmas características e necessidade para dessa forma aprender mais rapidamente sobre tais.

Mais abaixo vamos ver através de um passo a passo como você pode ter um plantio bem sucedido sem especificar nenhuma espécie em especial.

Como Ter Um Plantio Bem Sucedido – Passo a Passo

Quando não se sabe bem o que se planta e como se planta, você pode acabar com um baita prejuízo e como citamos mais acima, alguns detalhes mínimos podem fazer total diferença.  Quando o cultivo é feito direto no solo, conhecer algumas didáticas se torna de extrema importância, já que o solo reagem de forma diferente à cada espécie e principalmente, à cada fenômeno natural que acontece na nossa região.

Detalhes pequenos como o tamanho da cova, por exemplo, fazem total diferença no resultado da sua colheita, por isso o passo a passo abaixo é de grande importância, pois tentamos resumir os aspectos mais importantes de forma que a sua colheita, independente da espécie de planta, seja bem sucedida. Vejamos então.

Passo 1: se você já conhece a espécie que vai cultivar, comece planejando o espaçamento entre uma cova e outra. Muitas plantas quando crescem possuem uma raiz muito espaçosa e ter noção do espaço que ela vai alcançar quando desenvolvida, vai influenciar totalmente no seu crescimento. Caso você não conheça a espécie ainda, busque informações com profissionais ou na internet sobre esse aspecto.

Passo 2: sabendo quanto a raiz da sua planta vai ocupar e assim determinando espaço entre cada uma delas, comece a abrir as covas. Estas precisam ter o tamanho ideal para a sua planta se sentir confortável em todas as fases da vida, que vai desde a germinação até o seu crescimento total. Se você já tem a muda pronta, analise o espaço radial desta e faça uma cova que caiba a muda e um pouco mais de areia adubada ao redor.

Imagem de Amostra do You Tube

Passo 3: depois de implantada a sua muda, comece a testar a capacidade de drenagem do seu solo. Se você não conhecer muito sobre isso, adquira o hábito de anotar de quanto em quanto tempo você precisa regar a sua planta e faça um comparativo com a quantidade de regas indicadas naturalmente para essa espécie. Depois observe como o solo absorve a água assim que você deposita o líquido na planta. Um solo com boa drenagem é aquele em que a água penetra de forma contínua na terra.

Passo 4: muitas plantas quando vão ao solo, acabam sofrendo por desidratação e esse fator dá-se também por um pequeno detalhe que raramente é atentado na hora do cultivo. Enquanto você prepara a terra e o local para o seu cultivo, deixe a sua muda em um recipiente com água pura e muito limpa.

Passo 5: uma terra bem preparada é aquela onde reúne adubo orgânico que conhecemos como húmus, um pouco de terra e fertilizante que você vai escolher de acordo com cada espécie. Preencha as covas com essa mistura para ter uma planta desenvolvida bem e de forma correta.

Passo 6: depois de fazer a mistura que indicamos acima, coloque a sua planta e com as pontas dos dedos firme a planta na areia de forma que ela absorva todos os nutrientes contidos na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>