Agrotóxicos em Alimentos

ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) , mostrou resultados significativos em um levantamento feito por ela, mostrando que os agrotóxicos bastante prejudiciais à saúde das pessoas, e que não são autorizados pelo Governo Federal para aplicação em certos alimentos, estão sendo usados em diversas agriculturas no Brasil. Segundo dados coletados em mais de 3 mil amostras recolhidas para análise cerca de 29 por cento apresentavam irregularidades.

Agencia

Levantamentos Realizados

Segundo o estudo feito pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) de 15 em 20 amostras analisadas, os pesquisadores encontraram substâncias que estão sendo submetidas a uma avaliação toxicológica mais detalhada pela ANVISA, pois são suspeitas de causarem danos à saúde da população. Foram encontrados agrotóxicos em culturas agrícolas, para os quais não há autorização para sua utilização, aumentando o risco de doenças, tanto para os trabalhadores rurais, como para as pessoas que ingerem esses alimentos contaminados.

Agrotoxicos

Dados das Amostras Coletadas

Num total de 3130 mil amostras que foram coletadas para análise, quase 30 por cento revelaram alguma irregularidade, como por exemplo: Resíduos de agrotóxicos com níveis muito altos, que poderiam provocar comprometimentos à saúde dos indivíduos, ou ainda o uso de ingredientes ativos, que não tinham sido permitidos a sua utilização para aquele tipo de agricultura.

Irregularidades

Porcentagem de Irregularidades nos Alimentos

Em alguns alimentos foram encontrados agrotóxicos em um nível alarmante para ingestão pela população, entre eles estão: o pimentão onde foi encontrado um índice de irregularidades de cerca de 80 por cento, seguido pela uva com 56,4 por cento, pepino com 54,8 por cento e morango com 50,8 por cento, formando o conjunto de aiimentos que apresentavam mais problemas tóxicos, daí a necessidade de se tomarem certas medidas higiênicas, ao se consumirem esses produtos, para que eles não sejam nocivos à saúde do indivíduo. Nas culturas pesquisadas, a que apresentou melhor resultado foi a batata, pois somente 1,2 por cento das amostras coletadas apresentavam algum tipo de substância irregular.

De acordo com integrantes da ANVISA, essas reavaliações tóxicas sempre são feitas em casos onde há um sinal de alerta seja no Brasil ou em outros países, sobre os danos prejudiciais à saúde da população em geral. Muitas culturas agrícolas brasileiras, possuem resíduos de agrotóxicos, apesar desse fato já não ser mais aceito pela população internacional, e por isso, esses alimentos não são produzidos para exportação.

Algumas da substâncias reavaliadas pela ANVISA, já foram proibidas em diversos alimentos, pois segundo estudos científicos, seus componentes com alto grau de toxidade, provocaram complicações neurológicas, irrregularidade hormonal e até câncer nos consumidores.

As pessoas que ainda utilizam esses produtos tóxicos, devem se conscientizar o mais rápido possível para o bem-estar da da população, caso não o façam, talvez seja o caso de um controle maior por parte do Governo Federal para coibir essas ações.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *