Agricultura

Desde o início de sua história, quando ainda éramos uma colônia portuguesa, a agricultura sempre foi uma das bases mais sólidas da economia de todo o país. Não apenas por ser um país originário de uma colônia de exploração, mas principalmente por ter uma área tão vasta e climaticamente diferente que praticamente todos os tipos de cultivos são capazes de serem realizados no Brasil – do Sul ao Nordeste, não há tipo de clima que não exista dentro do Brasil, e isso é uma grande vantagem para todo o setor agrícola, que pode produzir todos os tipos de culturas, sem precisar modificar muito sua infraestrutura mais básicas.

Agricultura Familiar

Agricultura Familiar

Hoje em dia, a agricultura mais rentável dentro do país é a agricultura de exportação, que manda diversas espécies de produtos para praticamente todos os países do mundo, do já tradicional café até frutas tropicas que só podem ser encontradas aqui. No mercado interno, os produtores ainda sofrem com baixos preços pagos pelo mercado, devido, muitas vezes, ao excesso de produção gerado elas boas condições climáticas,ou, então, pela produção de qualidade inferior em épocas de chuvas excessivas ou secas estendidas por longos períodos. É um mercado variável e inconstante, em que o produtor tem de apostar toda a sua safra em uma área só e esperar para que a natureza e o mercado o ajudem, mas ainda assim, é uma boa opção econômica.

Plantação

Plantação

Nos últimos anos, o número de jovens buscando sair da área rural tem diminuído, percebendo, finalmente, que há futuro na agricultura – isso não quer dizer que estes jovens não se especializam, tanto em escolas agrícolas quanto em faculdades de agronomia. A tecnologia tem chegado aos campos com uma velocidade a cada dia maior, em uma tentativa de deixar este trabalho tão exaustivo e árduo um pouco mais fácil e, com esperanças, mais recompensador para aqueles que têm de dar duro de sol a sol para garantir que vai haver o trigo para que o pão possa ser feito todos os dias.

Verduras e Legumes

Verduras e Legumes

O governo tem, também, criado programas de incentivo, não apenas de compras para máquinas agrícolas e industrialização de produções, mas também com seguros contra secas, enchentes e safras ruins, para que o homem do campo possa contar com algo quando a natureza acaba por não colaborar com seu trabalho. Outro passo positivo é a rotação de culturas, que está sendo cada vez mais utilizada e a tentativa de reduzir o número de agrotóxicos usados em cada lavoura, para uma colheita mais saudável e natural, benéfica tanto para o consumidor final quanto para o solo que a cultiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *